Após cinco anos fora do calendário cultural, o tradicional Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense está de volta em 2025, prometendo celebrar e exaltar a culinária amazônica em grande estilo. O evento, considerado um dos mais importantes da gastronomia regional brasileira, será realizado nos dois primeiros fins de semana de setembro (5 a 7 e 12 a 14), no Shopping Bosque Grão-Pará, em Belém (PA).
Criado pelo saudoso chef Paulo Martins, o festival foi interrompido durante a pandemia e, agora, retorna com força total sob a realização do Instituto Paulo Martins e da empresa Origem Justa. A edição deste ano segue os moldes dos grandes festivais gastronômicos contemporâneos, com programação diversificada que inclui degustações, aulas-show, palestras e experiências culturais.
Entre os nomes confirmados estão chefs de renome nacional, como Janaína Torres, eleita a Melhor Chef Feminina do Mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants 2024, e Carole Crema, referência na confeitaria brasileira e jurada de programas como Que Seja Doce! e Bake Off Brasil. A programação também destaca talentos paraenses que representam com excelência a culinária local, como Thiago Castanho, Paulo Anijar, Daniela Martins, Esther Weyl e Felipe Gemaque.

Chef Thiago Castanho
Um dos momentos mais esperados é o Jantar das Boieiras, homenagem às tradicionais cozinheiras do Ver-o-Peso. Para Joanna Martins, diretora do Instituto Paulo Martins, elas foram a principal inspiração para o retorno do evento:
“O festival carrega a missão de valorizar a cozinha local, desenvolver sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis e transformar pessoas e comunidades através da comida.” Com o retorno do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, Belém reafirma seu papel como polo gastronômico e cultural da Amazônia. O evento também se alinha à crescente valorização da culinária regional no cenário nacional e internacional.
Mais informações: Instagram: @veropesodacozinha
TikTok: @veropesodacozinhapara
Facebook: Ver-o-Peso da Cozinha Paraense
Twitter/X: @veropesocozpara
YouTube: Ver-o-Peso da Cozinha Paraense
Por Joshua Perdigão | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Governo Federal injeta R$ 10 milhões no Festival de Parintins 2025 e estima recorde de público