Superior do início ao fim, o Flamengo venceu o São Paulo por 2 a 0 neste sábado (12), no Maracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, com gols de Luiz Araújo e Wallace Yan. Com 60% de posse de bola e 21 finalizações contra apenas quatro do adversário, o Rubro-Negro teve amplo domínio da partida e se manteve na liderança da competição.
Já o Tricolor, que contou com a reestreia de Hernán Crespo no comando técnico após sua passagem em 2021, segue sem vencer no campeonato e caiu para a 15ª colocação.
Como foi o jogo
- Primeiro tempo
O Flamengo impôs seu ritmo desde os primeiros minutos no Maracanã. Com marcação alta e troca de passes intensa, a equipe carioca encurralou o São Paulo no campo de defesa. Logo aos 6 minutos, Arrascaeta teve a primeira boa chance de cabeça, mas finalizou fraco. Pouco depois, o meia voltou a aparecer, cruzando para a área, mas a zaga tricolor afastou o perigo.
Com dificuldade para sair da pressão, o São Paulo só conseguiu chegar ao ataque aos 18 minutos, em cruzamento de Oscar, que terminou com uma defesa tranquila de Rossi após cabeçada de Aborleda. Pouco depois, o Flamengo respondeu com um chute de Léo Ortiz de fora da área, que explodiu na trave e quase entrou após desvio nas costas do goleiro Rafael.
Apesar de uma bobeada de Rossi aos 27 minutos, que quase entregou a bola para André Silva, foi o Flamengo quem seguiu criando as melhores oportunidades. Rafael precisou trabalhar duas vezes seguidas no fim do primeiro tempo: primeiro em finalização de Léo Ortiz e depois em belo chute de Wesley, evitando o gol rubro-negro.
- Segundo tempo
Na volta do intervalo, um lance forte interrompeu o ritmo da partida. Ayrton Lucas e Enzo Díaz chocaram canela com canela, e o lateral do Flamengo precisou ser substituído por Varela devido a um corte profundo na perna.
O São Paulo chegou com perigo aos 8 minutos com Cédric, que desperdiçou grande chance ao chutar longe do gol. A resposta do Flamengo veio na bola parada: aos 12 minutos, Léo Pereira cabeceou após escanteio, mas Rafael brilhou novamente.
Aos 15 minutos, porém, o goleiro tricolor não teve o que fazer. Luiz Araújo, revelado pelo São Paulo, recebeu na entrada da área e acertou um belo chute no ângulo, abrindo o placar no Maracanã. A “lei do ex” entrou em ação.
Mesmo atrás no placar, o São Paulo pouco produziu ofensivamente. A melhor chance veio aos 27 minutos, quando Ferreirinha cruzou para André Silva, que acabou desarmado antes da finalização.
Nos acréscimos, o Flamengo matou o jogo. Wallace Yan, jovem da base rubro-negra que havia entrado no segundo tempo, aproveitou o rebote do chute de Luiz Araújo e completou para o fundo do gol, fechando o placar em 2 a 0 e garantindo mais três pontos para o líder do Brasileirão.
Situação na tabela
Com o resultado, o Flamengo chega aos 27 pontos e abre vantagem na ponta da tabela, seguido de perto pelo Cruzeiro, que soma 24. O São Paulo, por outro lado, vive um momento delicado: permanece com 13 pontos, cai para a 15ª posição e acumula quatro jogos sem vitória no campeonato.
Por: Inês Becegato | Revisão: Thaisi Carvalho
LEIA TAMBÉM: Equador e Uruguai empatam na abertura da Copa América Feminina