O Governo de São Paulo confirmou que seis cidades paulistas, entre elas: Mogi das Cruzes, Arujá, Bertioga, Santos, Miracatu e Itariri, receberão o novo sistema de pedágio Free Flow a partir de novembro. A novidade foi anunciada pela Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), classificando essas cidades como parte estratégica do Lote Litoral, que conecta o Alto Tietê ao litoral sul do estado.
O sistema Free Flow elimina as tradicionais cabines e tributos com cancelas, adotando tecnologia de leitura automática por meio de tags eletrônicas ou câmeras que capturam placas. A cobrança é efetuada de forma proporcional ao trecho percorrido, com desconto para adesivos automáticos e isenção para motociclistas, promovendo mais fluidez e justiça no trânsito.
Alguns pontos importantes para saber sobre o Free Flow é que os veículos com tag terão desconto automático entre 5% e 20%. Os motociclistas terão isenção, e moradores terão gratuidade nos trechos marginais para deslocamentos locais. Pórticos em cidades como Peruíbe e Praia Grande só entrarão em operação em 2027, sujeitos à conclusão de obras nessas áreas.
A mudança marca o início de uma nova fase na cobrança de pedágios em rodovias paulistas, com a expectativa de um trânsito mais ágil, justo e tecnológico com a chegada do sistema Free Flow.
Por Kátia Gomes | Revisão: Daneila Gentil
VEJA TAMBÉM: Governo avança em plano para pavimentar BR-319 com proteção à Amazônia