A Fundação ProCafé, em Varginha, no Sul de Minas, emitiu um comunicado para denunciar casos de revenda e envio ilegais de sementes de café a outros países. A nota também pediu que as pessoas parem de comprar sementes de café da instituição para envio ao exterior.
“As cultivares de café desenvolvidas com muito empenho, esforço e recursos dos próprios cafeicultores brasileiros, consistem em um dos principais pilares do desenvolvimento tecnológico que vem sustentando a vantagem competitiva do país e mantendo a cafeicultura brasileira na vanguarda da produção mundial. Portanto, contamos encarecidamente com a compreensão e apoio de todos para inibir o envio de sementes da Fundação Procafé para outros países”, afirma a nota divulgada pela instituição.
“Inclusive alguns casos de sementes adquiridas na Fundação Procafé e arremetidas ao exterior sem as devidas autorizações, processos legais e sanitários vêm sendo identificados e denunciados aos órgãos competentes, que tomarão as devidas providências”
“Dessa forma, a Fundação Procafé conta com a compreensão e apoio de todos para que juntos possamos coibir tais práticas irregulares assegurando a continuidade da inovação tecnológica que fortalece a cafeicultura brasileira” , encerra o comunicado.
A entidade atua em prol do desenvolvimento da cafeicultura brasileira,sem fins lucrativos.

Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Intenção de consumo das famílias atinge menor patamar em dois anos