O vice-presidente da república Geraldo Alckmin deve viajar à Bolívia para a posse do novo presidente eleito Rodrigo Paz. A cerimônia de empossamento está marcada para o próximo sábado (8), na capital La Paz. Alckmin substituirá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está no mesmo período cumprindo agenda oficial na Cop30, em Belém.
Além deste, Lula deve seguir logo em sequência a outro evento, a cúpula Celac-UE na Colômbia. Trata-se da reunião de líderes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos para discutir e coordenar ações políticas e de cooperação entre os países da região.
Brasil e Bolívia possuem bom relacionamento bilateral e compartilham uma grande faixa de fronteira. Logo após o resultado das eleições presidenciais na Bolívia, em outubro, Lula parabenizou o novo presidente Rodrigo Paz por meio de uma carta enviada à capital La Paz.
“O presidente eleito pode contar com o meu compromisso de seguir trabalhando em benefício de nossas relações bilaterais e de cooperação em temas de interesse mútuo. A Bolívia é parceira fundamental do Brasil na construção de uma América do Sul mais integrada, justa e solidária”, escreveu Lula.
A expectativa é que o vice-presidente Geraldo Alckmin viaje à Bolívia no sábado (8/11) e retorne a Brasília no mesmo dia. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores.
Por Daniela Gentil | Revisão: Redação MD News
VEJA TAMBÉM: Alckmin entrega carta de Lula ao papa Leão XIV convidando-o para a COP30 em Belém



