O Google anunciou, na quinta-feira (8), que o Gmail recebeu novos recursos de IA, baseados no Gemini 3, para automatizar a escrita de e-mails e organizar a Caixa de Entrada. Por enquanto, as novidades estão disponíveis apenas nos Estados Unidos para assinantes dos planos One Ultra e Pro, mas chegam em breve ao Brasil e outros países.
A mudança surge do desejo da organização em tornar o Gmail o principal assistente pessoal na vida dos usuários. O Google afirma que nenhum dos conteúdos criados será utilizado para treinar modelos de IA, garantindo a privacidade dos dados.
Conheça os recursos de IA
O AI Inbox é uma função de organização que verifica toda a Caixa de Entrada e, a partir disso, a transforma em uma lista de tarefas onde é possível responder mensagens, marcar reuniões, adicionar datas no calendário ou visualizar informações importantes. Logo abaixo, também aparecem tópicos e resumos de longas conversas que possuem várias respostas.

Para os assinantes dos serviços Ultra e Pro, o Google oferece o AI Overviews, Visão Geral com IA em português, no qual basta escrever uma pergunta na barra de pesquisa para obter as respostas com base nos e-mails enviados entre as pessoas.
Por fim, o Help me Write chega como um sistema de revisão gramatical para encontrar erros e sugerir melhorias no texto, oferecendo respostas mais avançadas e alinhadas ao tom do usuário. Quando a informação é gerada, o usuário tem a poção de solicitar mudança no que for necessário.

Por Pietra Gomes | Revisão: Daniela Gentil
LEIA TAMBÉM: Veja quais foram os assuntos mais buscados no Google em 2025 pelos brasileiros




