O Google foi surpreendido pela Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, ao receber uma multa antitruste de € 2,95 bilhões — cerca de US$ 3,45 bilhões — por abuso no mercado de anúncios digitais. A empresa estaria favorecendo os próprios serviços de publicidade por meio de provedores de AdTech.
“A decisão de hoje demonstra que o Google abusou de sua posição dominante em AdTech, prejudicando editores, anunciantes e consumidores. Esse comportamento é ilegal segundo as regras antitruste da UE”, diz Teresa Ribera, Chefe de Concorrência do órgão.
A União Europeia concedeu 30 dias para que essas práticas de autorreferência sejam encerradas e para que medidas sejam implementadas, com intuito de acabar com os conflitos de interesse na cadeia de tecnologia de anúncios. Caso nada seja feito, será imposta uma solução séria pela Comissão.
Ainda de acordo com Teresa, os mercados digitais estão ativos para servir às pessoas e devem ser baseados na confiança e justiça. Quando eles falham, é preciso que as instituições públicas impeçam que as empresas dominem e abusem do poder.
Em resposta, Lee Anne Mullholland, Chefe Global de Assuntos Regulatórios do Google, disse que a decisão está errada e a multa é injustificada ao exigir mudanças que impactam milhares de empresas europeias. Ela ainda completa: “Não há nada de anticompetitivo em fornecer serviços para compradores e vendedores de anúncios, e há mais alternativas aos nossos serviços do que nunca”.
O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, opinou sobre esse assunto, dizendo que a decisão é um ataque direto à América, e até ameaçou realizar uma investigação comercial ampla contra o bloco.
Por: Pietra Gomes | Revisão: Thaisi Carvalho
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