A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas que identificaram descontos suspeitos em seus benefícios do INSS poderão ser atendidos presencialmente nas agências dos Correios. A medida, anunciada após a descoberta de um esquema milionário de fraudes, foi acompanhada de perto pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, durante visita à unidade no bairro de Santo Antônio, no Recife.
A medida pretende atender, principalmente, os beneficiários que encontram dificuldades em utilizar os canais digitais, como o aplicativo “Meu INSS” e o telefone 135. “Os atendentes dos Correios foram capacitados para fornecer um atendimento digno e eficiente, respeitando a nossa longevidade” disse o ministro.
O atendimento ocorre das 8h às 17h e não necessita agendamento prévio, o beneficiário deve apresentar um documento de identificação com foto e seu CPF. O tempo médio de espera é de 5 a 10 minutos. Se o beneficiário não puder comparecer, um representante legal pode fazer a consulta com procuração autenticada, porém não poderá alterar os dados.
Wolney informou que o ressarcimento será feito com dinheiro das associações e das empresas que participaram das fraudes, que já estão bloqueadas cerca de R$ 1 bilhão, valor que pode, conforme as investigações avançarem, triplicar. “Se precisar, o Tesouro Nacional vai antecipar os pagamentos, garantindo assim o direito dos aposentados”, disse.
O superintendente dos Correios de Pernambuco, Ricardo Santos, destacou que mais de 5 mil agências em todo o território nacional estão envolvidas, com estrutura reforçada para o atendimento aos beneficiários. “Antes mesmo da abertura, já existiam filas. Atendemos mais de 150 pessoas somente pela manhã e a expectativa é que em torno de 200 mil venham obter atendimento no estado”, afirmou. A identificação de fraudes será feita com base em autodeclarações dos beneficiários. Somente depois desse trabalho será possível ter noção do total de vítimas e do valor do prejuízo em Pernambuco.
O governo planeja, para regiões distantes ou de difícil acesso, como as comunidades ribeirinhas, ações itinerantes com o PrevBarco e o PrevMóvel, assim assegurando acesso aos serviços a todos os cidadãos, independentemente do local de moradia ou da condição de mobilidade.
Por Aline Feitosa | Revisão: Daniela Gentil
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