A madrugada deste domingo (6) foi movimentada para os fãs de Fórmula 1. O Grande Prêmio do Japão, realizado no tradicional circuito de Suzuka, teve emoção do início ao fim. Max Verstappen venceu a corrida, mas não foi fácil: o holandês da Red Bull precisou segurar a forte pressão das McLaren nas voltas finais. Já o brasileiro Gabriel Bortoleto teve mais um dia complicado na F1. Largada tranquila, mas com susto para Bortoleto. A corrida começou sem grandes confusões entre os primeiros colocados.
Verstappen largou bem e manteve a primeira posição, seguido por Lando Norris e Oscar Piastri, ambos da McLaren. Porém, quem não teve um bom início foi Gabriel Bortoleto, da Sauber. Ele largou em 17º lugar e caiu para a última posição logo na primeira volta. Depois disso, teve dificuldade para se recuperar.
Paradas nos boxes agitam a prova
A movimentação nos boxes foi o momento mais tenso da corrida. Piastri foi o primeiro entre os líderes a parar, na volta 21. Logo depois, Verstappen e Norris foram juntos para os boxes e quase se tocaram na saída. O clima esquentou no rádio:
“Ele me forçou para fora”, reclamou Norris.
“Ele que foi sozinho pra grama”, respondeu Verstappen.
Com isso, Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, chegou a liderar por algumas voltas, mas logo foi para os boxes e devolveu a liderança ao tricampeão mundial.
Nas últimas voltas, Norris e Piastri aceleraram forte e chegaram bem perto de Verstappen. A briga ficou intensa, mas o piloto da Red Bull manteve a concentração e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Essa foi sua primeira vitória na temporada e a quarta consecutiva no Japão.
Charles Leclerc, da Ferrari, terminou em quarto lugar, com uma corrida estável. George Russell ficou em quinto, e o novato Antonelli em sexto, mais uma vez surpreendendo em sua temporada de estreia. Lewis Hamilton, que agora corre pela Ferrari, teve um desempenho discreto e fechou a corrida na sétima posição.
O único brasileiro da F1, Gabriel Bortoleto, terminou em 19º penúltimo lugar. Depois de abandonar na Austrália e chegar em 17º na China, ele ainda não conseguiu marcar nenhum ponto neste início de temporada. Mesmo tentando algumas ultrapassagens no começo, o ritmo caiu e ele não conseguiu reagir.
Como está o campeonato?
Após três corridas, o campeonato está bastante equilibrado. Com a vitória, Verstappen chega aos 61 pontos, apenas um atrás de Norris, que lidera com 62. Piastri e Russell estão empatados com 49, e Antonelli aparece logo atrás, com 45.
Classificação do Mundial de Pilotos 2025:
Lando Norris (McLaren) – 62 pts
Max Verstappen (Red Bull) – 61 pts
Oscar Piastri (McLaren) – 49 pts
George Russell (Mercedes) – 49 pts
Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) – 45 pts
Mundial de Construtores 2025:
McLaren – 111 pts
Mercedes – 75 pts
Red Bull – 61 pts
Ferrari – 35 pts
Williams – 19 pts
A temporada continua entre os dias 11 e 13 de abril, com o Grande Prêmio do Bahrein. A expectativa é alta: será que Verstappen vai embalar no campeonato? Ou as McLaren continuarão pressionando o tricampeão? E o Brasil? Os fãs seguem na torcida por uma reação de Bortoleto.
Por Alemax Melo | Revisão: Rafael Bianco