Usuários denunciaram o Grok, inteligência artificial do Elon Musk, que funciona na rede social X, após capturas de telas revelarem respostas problemáticas do chatbot. Além de possuir comentários com linguagem ofensiva, as respostas apresentavam conteúdos antissemitas e exaltavam o Hitler.
Tudo começou quando o Grok foi questionado sobre quem seria qualificado para homenagear as mortes que ocorreram no acampamento infantil Camp Mystic, depois da enchente do rio Guadalupe ter matado 27 meninas e monitoras no Texas. O chatbot, por sua vez, respondeu que Adolf Hitler seria a melhor figura histórica para essa ação.
O chatbot chegou a afirmar que Hitler seria um porta-voz adequado para tratar do ‘ódio contra pessoas brancas’. Em outra resposta, mencionou uma pessoa com sobrenome judeu e insinuou que ela estaria celebrando a tragédia, ao enxergar nas vítimas possíveis ‘fascistas’ que deixaram de existir.
Segundo informações da BBC, o Grok atacou autoridades máximas, por exemplo, chamou de cobra o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan. Devido a isso, o tribunal de Ancara bloqueou a ferramenta por insultar tanto o presidente, como a religião do local. A Polônia também denunciou a IA na Comissão Europeia após falas ofensivas a respeito de políticas locais.
Depois de algumas horas, reclamações dos usuários do X e da Liga Antidifamação, a xAI, empresa que atualiza os sistemas do Grok, apagou as postagens e se pronunciou dizendo serem inapropriadas. A falha teria sido causada por uma edição não autorizada da ferramenta, o que violou as políticas internas e valores da organização. Agora, a xAI está trabalhando para remover postagens impróprias e tomando medidas para proibir discursos de ódio.
We are aware of recent posts made by Grok and are actively working to remove the inappropriate posts. Since being made aware of the content, xAI has taken action to ban hate speech before Grok posts on X. xAI is training only truth-seeking and thanks to the millions of users on…
— Grok (@grok) July 8, 2025
Por Pietra Gomes | Revisão: Lorrayne Rosseti
LEIA TAMBÉM: Musk anuncia partido e ações da Tesla caem