O grupo de varejo Kalunga quer colocar no ar o XSports, um novo canal esportivo na TV aberta. O site da nova emissora está no ar desde fevereiro deste ano. A programação será feita em parceria com canais do Youtube de jornalistas independentes e com produções já feitas na internet.
Segundo o colunista Gabriel Vaquer, da Folha de São Paulo, o planejamento é para que o XSports entre no ar ainda no primeiro semestre de 2025. O impasse é que o Grupo Kalunga ainda não conseguiu adquirir os direitos de transmissão de nenhum evento esportivo para seu novo canal.
A inspiração da empresa de varejo é o Esporte Interativo (2007–2020). Sucesso nas mídias digitais e também na tv aberta por ser o primeiro canal dedicado exclusivamente aos esportes.
O XSports deve estrear nas antenas parabólicas, tv por assinatura e na TV aberta pelo canal 32 na Grande São Paulo. A extinta MTV Brasil (1990 – 2013) ocupou este espaço no sinal aberto, que hoje exibe cultos da Igreja Mundial do Poder de Deus, do pastor Valdemiro Santiago.
O primeiro investimento do Grupo Kalunga em televisão foi em 2020, quando lançou o canal geek Loading. A coluna de Vaquer afirma que mesmo com boa audiência e aceitação comercial, a emissora saiu do ar com quase seis meses de lançamento.
Por Guilherme Lira | Revisão: Daniela Gentil