O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou neste sábado (27) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será candidato à reeleição em 2026. A confirmação foi feita durante entrevista ao Podcast 3 Irmãos, onde Haddad destacou que o petista já manifestou disposição em disputar um novo mandato.
“Ele (Lula) é candidato a presidente, sim”, afirmou Haddad, afastando especulações de que poderia substituir o chefe do Executivo como ocorreu em 2018.
Durante a conversa, um dos apresentadores comentou que sua tia gostaria de votar em Haddad para presidente em 2030. O ministro respondeu de forma descontraída: “Manda um abraço pra sua tia”. Em seguida, ressaltou que uma candidatura depende sempre das circunstâncias políticas e do destino.
Haddad citou ainda as eleições de 2018 para exemplificar como fatores inesperados podem mudar o rumo da história. “Se não fosse a facada, será que o Bolsonaro seria eleito presidente? Possivelmente não”, afirmou.
Nos últimos meses, Lula tem reforçado em entrevistas que pretende concorrer à reeleição. Em setembro, ao falar com o SBT, o presidente destacou que só uma condição de saúde poderia tirá-lo da disputa:
“Só tem uma hipótese de eu não ser candidato, é se eu tiver algum problema de saúde”, disse Lula na ocasião.
Com essa sinalização de Haddad, o cenário político para 2026 começa a se desenhar com mais clareza, colocando Lula novamente no centro da disputa eleitoral.
Por Aline Feitosa | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: ‘Não existe plano B’: Líder do PT na Câmara crava Lula como candidato único para 2026




