O iFood confirmou, na quarta-feira (1), a volta das entregas por drones em Sergipe, na cidade de Aracaju, em parceria com a Speedbird Aero. A autorização permanente para voos sobre áreas com circulação de pessoas foi permitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo a plataforma de delivery, esse foi o primeiro aval para transporte de alimentos por drones na América do Sul.
Na prática
Visando usar a tecnologia em situações de barreiras naturais, como trajetos por rios ou áreas de difícil acesso, a rota conecta o Shopping Center RioMar, cruza o Rio Sergipe e chega ao Município Barra dos Coqueiros. Com velocidade máxima de 50 km/h, o trajeto diminui o tempo de entrega de uma hora para 30 minutos, num percurso de 36 km ida e volta.
O drone transporta até 5 kg por viagem, funcionando por 10 horas e tendo capacidade para atender 280 pedidos diários. No final da entrega, um entregador será responsável por coletar o pedido no ponto de pouso e levar até o consumidor.
Caso seja necessário, serão disponibilizados até dois drones por trajeto. Para evitar qualquer tragédia, a tecnologia é comandada pelo centro de controle da Speedbird Aero localizado em Franca, São Paulo. Além de ser equipada com GPS e paraquedas para casos de emergências.
Do projeto-piloto a autorização
Em 2021 foi lançado o projeto-piloto, e a Anac autorizou a entrega temporária de itens até 3 kg. Para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e Anac autorizarem definitivamente a ideia, cada processo levou 12 a 24 meses, passando por etapas rígidas de aprovação. O objetivo é tornar o serviço do iFood uma referência para futuras iniciativas na região e em outros estados do Brasil.
Por Pietra Gomes | Revisão: Daniela Gentil
LEIA TAMBÉM: Chinesa Meituan anuncia investimento de US$ 1 bilhão no Brasil e estreia da Keeta para desafiar o iFood