A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood fará o anúncio, nesta quinta-feira (22), dos indicados à 98ª edição do Oscar. A cerimônia terá início às 10h30 (horário de Brasília), e será transmitida pelas redes sociais oficiais da premiação. O Brasil acompanha essa divulgação com expectativas, afinal, o cinema brasileiro vem conquistando importantes prêmios em renomados festivais internacionais, com o filme “O Agente Secreto”.
“O Agente Secreto” e sua força no circuito internacional
Escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa é um drama policial que se passa no Brasil de 1977, durante a ditadura militar, e acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor de tecnologia que deixa São Paulo e vai para Recife tentando escapar de um passado violento. Em meio à semana do Carnaval, a tentativa de recomeço se transforma em caos, e ele percebe que está sendo vigiado e que a cidade, longe de ser um refúgio, reacende os conflitos que queria deixar para trás.
Desde a sua estreia em campanha internacional, com destaque para o Festival de Cannes, o filme já demonstrou sua força. A produção venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, Wagner Moura como Melhor Ator, além de conquistar o prêmio de Melhor Filme Internacional no Critics’ Choice Awards. Com esse reconhecimento, o longa se consolida como um forte candidato na corrida pelo Oscar 2026.
Expectativas e possíveis categorias indicadas
A renomada revista Variety publicou as previsões oficiais para os indicados ao Oscar, e “O Agente Secreto” marca presença nas principais categorias. Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Seleção de Elenco e Melhor Filme Internacional, podendo ainda ter a indicação de Melhor Roteiro Original.
Se a projeção da Variety se confirmar, “O Agente Secreto” poderá alcançar um marco histórico ao empatar com Cidade de Deus como o filme brasileiro com o maior número de indicações ao Oscar. Lançado em 2002 e indicado na cerimônia de 2004, o longa foi dirigido por Fernando Meirelles e concorreu em quatro categorias: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Montagem.
Mais chances para o Brasil
Não é só com o filme “O Agente Secreto” que o Brasil pode aparecer na cerimônia do Oscar deste ano, dois títulos podem aparecer na corrida pela estatueta de Melhor Documentário. Um deles é “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa, que reforça a presença recorrente do cineasta no Oscar após a indicação de “Democracia em Vertigem” em 2020. O outro é “Yanuni”, produzido pela cacica Juma Xipaia em parceria com Leonardo DiCaprio e dirigido por Richard Ladkani, que surge como um possível indicado, embora com chances menores.
Por: Yasmin Barreto | Revisão: Pietra Gomes
VEJA TAMBÉM: Globo de Ouro 2026: surpresas, consagrações e uma noite histórica para o Brasil




