Para intensificar o combate às fraudes digitais no comércio eletrônico, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) inaugurou a Delegacia Cibernética na manhã desta sexta-feira (28), em São Paulo, no bairro Vila Mariana.
A Delegacia está localizada no mesmo local onde funciona a Defensoria Pública da União e a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. A infraestrutura é completa para receber equipes especializadas em ambientes funcionais com tecnologia atual, refeitório equipado e novo auditório para acontecer debates, capacitações e eventos.
A inauguração ocorre justamente no mesmo dia da Black Friday 2025, período do ano em que o comércio eletrônico registra maior volume de vendas. Várias autoridades federais e estaduais estiveram presentes, uma delas foi o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.
Qual é o principal objetivo?
Integrada ao Guardião Digital, plataforma de IA que monitora sites e plataformas de e-commerce, o objetivo é enfrentar as fraudes digitais no comércio online, paralisar a venda de produtos sem certificação obrigatória, registro e instrumentos sem aprovação, que usam falsas informações técnicas ou selos do Inmetro.
“Com o uso da inteligência artificial, ampliamos nossa capacidade de monitorar o mercado digital, oferecendo mais segurança a quem compra e garantindo condições equilibradas a quem produz dentro das regras. Nossa missão é proteger o consumidor, coibir fraudes e fortalecer a concorrência leal.” comenta o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.
Funcionamento na prática
A Delegacia Cibernética atua juntamente com a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, composta pelos órgãos delegados do Inmetro pelo Brasil. Para identificar irregularidades, os profissionais unem a inteligência artificial e análise de dados em um sistema que cruza informações com as bases oficiais de produtos certificados.
Quando são identificadas, a Delegacia envia notificações para a plataforma de e-commerce orientando a retirada do anúncio online. Dependendo da gravidade, multas e infrações previstas em leis podem ser aplicadas em até R$ 1,5 milhão.
Por enquanto, a fiscalização digital se inicia ao monitorar fios e cabos elétricos, balança comercial, pastilhas de freio e cadeiras plásticas monobloco. Ademais, outros produtos para análise vão sendo incluídos ao longo do tempo.
Por Pietra Gomes | Revisão: Daniela Gentil
LEIA TAMBÉM: Nova pesquisa revela que a Meta lucra bilhões com golpes em famílias carentes do Brasil




