O Internacional confirmou, na noite deste sábado (29), a contratação de Abel Braga para conduzir o time nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. A decisão foi tomada poucas horas depois da diretoria encerrar o vínculo com Ramón Díaz, demitido após a goleada sofrida por 5 a 1 para o Vasco, em São Januário, na sexta-feira (28).
O técnico argentino havia assumido o Colorado em 24 de setembro com contrato até dezembro de 2026. No entanto, a sequência instável e o risco crescente de queda fizeram com que sua passagem terminasse prematuramente. Em 13 jogos, foram apenas três vitórias, cinco empates e cinco derrotas – com um aproveitamento de 35,9%.
Contratado com a missão de motivar o elenco e afastar o time da zona de rebaixamento, Ramón carregava no currículo bons trabalhos recentes no Vasco e Corinthians. Foi dele o emblemático “no va a bajar”.
No Timão, inclusive, emendou uma sequência de 9 vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro, levando o clube paulista à Libertadores de 2025. No Inter, entretanto, evitou promessas e limitou-se a garantir esforço e dedicação.
Com ele, também deixam o clube seu filho e auxiliar, Emiliano Díaz, além de membros da comissão técnica.
Abelão retorna ao colorado pela oitava vez
A nova aposta da diretoria é Abel Braga, que aos 73 anos inicia sua oitava passagem pelo clube – ele é o técnico que mais comandou o Colorado, com 340 jogos. O período de contrato não foi informado.
Abel chega com o objetivo imediato de livrar o time do rebaixamento e já começa os trabalhos neste domingo (30), no CT Parque Gigante.
O treinador, que havia anunciado aposentadoria em 2022 e trabalhado como coordenador técnico no Vasco em 2023, volta a Porto Alegre com a missão de resgatar o time.
Entre as conquistas no Inter, estão o Mundial de Clubes e a Libertadores de 2006, além de títulos estaduais e o vice-campeonato brasileiro de 2020, quando brigou pelo título até a rodada final.
A situação colorada é delicada: com 41 pontos e sob pressão com o triunfo do Vitória sobre o Mirassol, o Inter ocupa a 17ª colocação, abrindo a zona de rebaixamento.
Na quarta-feira (3), às 20h, o time enfrenta o São Paulo, na Vila Belmiro, pela penúltima rodada. O encerramento da campanha será no dia 7 de dezembro, às 16h, no Beira-Rio, contra o Bragantino.
Por: Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Flamengo é declarado patrimônio histórico e cultural do RJ






