Autor do gol do título da Libertadores em 2023, John Kennedy está de volta ao Fluminense. O atacante desembarcou no Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira (16) para se reapresentar ao clube após o anúncio de seu retorno feito na terça-feira (15). A expectativa é que o jogador já esteja à disposição do técnico Renato Gaúcho para o clássico contra o Flamengo, no próximo domingo (20), às 19h30, no Maracanã.
Rescisão antecipada e compensação financeira
O jogador estava no Pachuca, do México, e teve o contrato de empréstimo rescindido antes do prazo para retornar ao clube que o revelou. Para contar novamente com o atacante, o Flu precisou pagar uma compensação financeira.
Esse é o segundo retorno do atleta após empréstimo. A primeira vez aconteceu em 2023, quando John Kennedy defendeu a Ferroviária no Paulistão antes de voltar e se tornar peça-chave na conquista histórica da Libertadores.
Números e trajetória no Pachuca
No início do ano, John Kennedy chegou ao Pachuca e rapidamente caiu nas graças da torcida mexicana. Foram nove gols e uma assistência em 12 jogos, desempenho que o tornou destaque do time, mesmo em uma fase irregular da equipe. Em uma sequência, marcou cinco gols em quatro partidas, usando a camisa 10 e sendo decisivo em vitórias e empates.
Apesar do bom começo, a equipe não engrenou. Eliminado nas quartas de final do Clausura pelo América do México, o técnico Guillermo Almada pediu demissão após três anos e meio no cargo. Com a chegada do novo treinador, Jaime Lozano, John Kennedy perdeu espaço no time, deixou de ser titular e viu sua minutagem cair.
Durante a Copa do Mundo de Clubes, participou pouco, e a contratação de Robert Kenedy – também formado em Xerém – aumentou a concorrência. No total, o brasileiro somou 22 jogos, nove gols e duas assistências com a camisa do Pachuca.
Contrato até 2026 e idolatria da torcida
O atacante tem vínculo com o Fluminense até 2026 e é considerado um dos grandes xodós da torcida tricolor. O carinho se explica, entre outros motivos, pelo gol que garantiu o título da Libertadores de 2023 contra o Boca Juniors.
No desembarque no Rio, John encontrou torcedores e conversou com o GE. Em tom confiante, disse estar mais maduro e pronto para novos títulos: “Pode esperar que eu voltei melhor, mais maduro, focado. Pode esperar gol, título. A equipe está qualificada. Estou pronto para voltar a jogar e ganhar título”, declarou.
Expectativa para o clássico
Questionado sobre a possibilidade de reestrear justamente contra o maior rival e até marcar, John Kennedy não fugiu: “Contra o Flamengo tem um gostinho especial, tanto para o Fluminense, para mim e para a torcida. Acho que vai ser perfeito”, afirmou. O atacante, inclusive, já balançou as redes duas vezes em clássicos contra o Rubro-Negro.
Por Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Corinthians vence Ceará e conquista primeira vitória fora de casa no Brasileirão