Em uma noite de muita emoção no estádio Nilton Santos, o Vasco garantiu vaga na semifinal da Copa do Brasil ao superar o Botafogo nos pênaltis nesta quinta-feira (11). Após 90 minutos de partida equilibrada, marcada por boas oportunidades para ambos os lados, o placar terminou em 1 a 1, com gols de Nuno para o Vasco, e Alex Telles para o Glorioso, repetindo o resultado do jogo de ida em São Januário.
Na decisão por pênaltis, o goleiro Léo Jardim brilhou ao defender a primeira cobrança alvinegra, de Alex Telles, enquanto o estreante Robert Renan converteu a última batida e garantiu a classificação vascaína. O próximo desafio do clube será em mais um clássico carioca contra o Fluminense, nas semifinais, com jogos previstos para os dias 10 e 14 de dezembro.
Léo Jardim brilha e mantém histórico de herói em penalidades
O goleiro do Vasco repetiu o bom retrospecto em disputas de pênaltis. Léo Jardim se esticou todo para defender a cobrança inicial de Alex Telles, assegurando a vaga vascaína na semifinal. Desde sua chegada ao clube, esta foi a quinta vez que o arqueiro se destacou em cobranças decisivas na Copa do Brasil, ajudando a equipe a avançar diante de Água Santa (2ª fase de 2024), Fortaleza (3ª fase de 2024), Athletico (quartas de final de 2024) e Operário (3ª fase de 2025).
Próximos compromissos
Agora, Vasco e Botafogo voltam suas atenções para o Campeonato Brasileiro. No domingo (14), o Botafogo enfrenta o São Paulo, no Morumbis, às 17h30. Mais tarde, às 20h30, o Gigante da Colina recebe o Ceará em São Januário.
Como foi a partida
- Primeiro tempo
O início da partida foi intenso no estádio Nilton Santos. Nos primeiros dez minutos, o Botafogo pressionou bastante, dificultando a saída de bola do Vasco e dominando as ações no campo de ataque. Aos 11 minutos, a equipe de Diniz sofreu um baque: Tchê Tchê sentiu dores na coxa esquerda e precisou ser substituído por Mateus Carvalho.
Aos poucos, o Vasco conseguiu equilibrar o jogo e, aos 20 minutos, abriu o placar em uma boa jogada de bola parada. Coutinho cobrou falta com perigo no ângulo, Neto falhou na defesa, e Nuno aproveitou a sobra para marcar. Atrás no placar, a equipe de Davide Ancelotti voltou a tomar as iniciativas, buscando mais presença no ataque. Aos 40, Corrêa entrou livre na área, mas Léo Jardim cometeu pênalti. Alex Telles converteu, empatando a partida. Ainda no final do primeiro tempo, o Botafogo teve duas chances de virar, com cabeçada de Cabral e chute de longe de Mateo Ponte, mas ambas passaram próximas e não balançaram as redes.
- Segundo tempo
A segunda etapa começou com o Botafogo pressionando novamente, mantendo a intensidade dos primeiros minutos e levando perigo com cabeçada de Arthur Cabral. O Vasco reagiu e quase voltou à frente em duas boas finalizações de Coutinho, que foram para fora.
Com muitas alterações realizadas pelos técnicos, a partida ganhou um caráter ainda mais aberto, com ambas as equipes explorando contra-ataques e buscando profundidade. Barboza e Matheus Martins chegaram perto do gol em finalizações perigosas. Somente após os 40 minutos, o Vasco passou a dominar o ataque, criando várias oportunidades que foram bem defendidas por Neto, imprimindo ritmo e confiança para a disputa de pênaltis que definiria a classificação.
Por: Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Osasco vence a quinta seguida e lidera Paulista Feminino de Vôlei