O presidente do partido Chega, da extrema-direita portuguesa, André Ventura, acusou o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, de se deslocar à Alemanha para participar de um “festival de hambúrgueres”. A acusação é referente ao evento oficial Bürgerfest, que na verdade é uma “Festa dos Cidadãos”.
A crítica surgiu depois de o partido de Ventura ter votado contra a deslocação do Presidente da República a uma visita oficial à Alemanha, que ocorre entre esta quinta-feira e sábado, a convite do chefe de Estado alemão, Frank-Walter Steinmeier.
Acusação nas Redes Sociais
Em uma publicação na rede social X, André Ventura questionou: “O Parlamento aprovou a ida do Presidente da República à Alemanha para ir a um festival de hambúrgueres. À conta dos nossos impostos. Acham isto normal? Será que os portugueses não se revoltam?”.

Num vídeo também publicado no Instagram, no qual aparecia com um documento na mão, o líder do Chega repetiu a mesma acusação, referindo-se ao encontro Bürgerfest como sendo “um festival de hambúrgueres”. No vídeo, André Ventura afirma: “O Chega votou contra, como é evidente. Isto é uma bandalheira. Mas sabem por que é isto passa, sabem por que é que coisas destas passam? Porque vocês não sabem disto. Vocês não se revoltam com isto porque não sabem“.
Assim como na rede social X, Ventura associou a deslocação a um prejuízo para os contribuintes portugueses e comentou: “Digam-me o quão ridículo isto é, o quão estúpido isto é“. Ambas as publicações foram posteriormente apagadas das suas redes sociais.
O que é o Bürgerfest?
A confusão parece ter origem numa tradução literal da palavra alemã ‘bürger’, que significa ‘cidadão’ em português. Conforme uma nota publicada no site oficial da Presidência da República na quarta-feira de manhã, o Bürgerfest é uma Festa dos Cidadãos “que se realiza anualmente nos jardins da residência oficial do Presidente Federal, para honrar o trabalho voluntário e promover o envolvimento cívico dos cidadãos”.
Segundo a mesma nota, Marcelo Rebelo de Sousa será recebido pelo Presidente alemão no Palácio Bellevue, onde haverá uma reunião de trabalho entre os dois chefes de Estado, e participará no Bürgerfest.
Ainds segundo a Embaixada de Portugal na Alemanha, “Portugal é o País Convidado da Bürgerfest 2025 e apresenta-se, no dia 13 de setembro, no ‘Dia de Portas Abertas no Palácio’ nos jardins do Palácio Bellevue“.
A visita oficial de Marcelo Rebelo de Sousa foi aprovada pelos restantes deputados do parlamento português.
Por: Eduardo Carvalho – Correspondente do MD News em Portugal | Revisado por: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: “Elevador da Glória” descarrila e mata 15 pessoas em Lisboa, Portugal