O escritor e cronista Luis Fernando Verissimo, de 88 anos, está internado em estado grave no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A informação foi confirmada por familiares e pelo boletim médico divulgado pela instituição.
Segundo a família, Verissimo foi hospitalizado na segunda-feira (11) após apresentar quadro de pneumonia e encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Histórico de saúde
O escritor convive com a doença de Parkinson e, em 2021, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além disso, possui problemas cardíacos e passou, em 2016, por uma cirurgia para implantação de um marca-passo definitivo. De acordo com familiares, os maiores impactos decorrentes de suas condições de saúde são motores e de comunicação.
Trajetória literária
Autor de mais de 70 livros e com cerca de 5,6 milhões de cópias vendidas, Luis Fernando Verissimo é considerado um dos principais cronistas brasileiros. Antes de lançar sua primeira obra, O Popular, em 1973, trabalhou como revisor e repórter no jornal Zero Hora, em Porto Alegre, onde iniciou sua trajetória jornalística em 1966.
Ao longo da carreira, também escreveu colunas para jornais de circulação nacional, como O Estado de S. Paulo, O Globo e Zero Hora, conquistando leitores por seu estilo irônico, bem-humorado e crítico.
Nota do Hospital Moinhos de Vento
“O Hospital Moinhos de Vento informa que o paciente Luis Fernando Verissimo encontra-se internado no Centro de Terapia Intensiva Adulto da instituição, em estado grave, recebendo todas as medidas de suporte necessárias.”
Porto Alegre, 17 de agosto de 2025
Equipe médica
Luiz Antônio Nasi – Superintendente Médico (CRM-RS 11217)
Guilherme Alcides Flores Soares Rollin – Médico Assistente (CRM-RS 21531)
Por João Vitor Mendes | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Morre Sebastião Salgado, o maior fotógrafo brasileiro, aos 81 anos