O presidente Lula esteve nesta sexta-feira (4) na aldeia Piaraçu, a 952 km de Cuiabá, para conceder a Raoni a medalha Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, a mais alta honraria do Estado brasileiro. Em discurso, Lula disse que as políticas do governo convergem no sentido de assegurar integralmente os direitos indígenas.
Raoni Metuktire, que subiu a rampa do Palácio do Planalto com Lula na posse em 2023, cobrou o presidente: “quero pedir ao senhor para pensar no seu sucessor, que tem que ser o próximo presidente da República, para continuar seu trabalho de proteger os povos indígenas e o nosso território”.
Raoni também ressaltou que teve que convidar o presidente três vezes para aldeia e se posicionou contra a exploração do petróleo na foz do rio Amazonas: “Estou sabendo que lá na foz do rio Amazonas, o senhor está pensando no petróleo debaixo do mar. Penso que não. Essas coisas, na forma que estão, garantem que a gente tenha o meio ambiente e a terra com menos poluição e aquecimento”. Lula já apoiou publicamente a questão.
Os ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Marina Silva (Meio Ambiente), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) acompanharam o presidente. Segundo o governo, os representantes vão receber as demandas locais para ampliar os programas para os povos indígenas do Xingu.

formado em jornalismo desde 2007. Possui mais de 20 anos de experiência em televisão com passagens por Band, Record e SBT. atualmente é editor-chefe no jornalismo do SBT