A Genial/ Quaest divulgou nesta terça-feira (16) uma nova pesquisa eleitoral revelando que, em uma disputa de segundo turno, entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato ao Planalto, Lula venceria com 46% contra 36% de Flávio.
Sem a presença do nome de Jair Bolsonaro (PL), esta é a primeira pesquisa divulgada após o ex-presidente indicar o filho, o senador Flávio Bolsonaro, como candidato à Presidência em 2026. Diante disso, o instituto optou por não submeter aos eleitores os nomes de outros integrantes da família, prática adotada em levantamentos anteriores.
O estudo aponta que Lula venceria todas as simulações de segundo turno, independentemente do adversário testado: Flávio (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Júnior (PSD), Ronaldo Caiado (União) ou Romeu Zema (Novo). Os governadores já apareciam na pesquisa anterior, divulgada em novembro.
Em relação ao levantamento realizado em agosto, que ainda incluía o nome do senador, Lula apresentou queda de dois pontos percentuais, enquanto Flávio — oficializado como candidato em 5 de dezembro — registrou alta de quatro pontos. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Possíveis cenários de 2° Turno em 2026
A pesquisa também traçou outros diversos cenários de segundo turno. De acordo com o levantamento, em uma eventual disputa de segundo turno contra Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), o governador paulista alcançaria 35% das intenções de voto, enquanto Lula somaria 45%. No cenário com o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD-PR), o placar seria o mesmo: 35% para Ratinho e 45% para Lula.
Já frente ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União-GO), o levantamento indica 33% para o adversário e 44% para Lula. Em um confronto com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), Zema também teria 33%, contra 45% do presidente.
Os entrevistados que não souberam ou que não responderam correspondem a um percentual entre 15% e 18% na maioria dos cenários. Os indecisos ficam entre 3% e 4%.
Desaprovação de Lula
O levantamento também indica que os índices de avaliação do presidente Lula permanecem praticamente inalterados. Segundo os dados, 49% dos entrevistados desaprovam a atuação do petista, enquanto 48% aprovam. Outros 3% afirmaram não saber ou preferiram não responder. No estudo anterior, a desaprovação era de 50% e a aprovação, de 47%.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em entrevistas presenciais realizadas entre os dias 11 e 14 de dezembro. O estudo tem margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Lula é homenageado em Moçambique com título de Doutor Honoris Causa



