A Polícia Civil instaurou um inquérito com o intuito de investigar a morte de Alana dos Santos Cardoso Marques, de apenas 9 anos, em São Francisco, a 570 km de Belo Horizonte. A menina passou mal depois de comer bolo e pães de queijo na última quarta-feira (23).
De acordo com informações da Polícia Militar, a avó da criança contou que preparou um bolo para o lanche da tarde. Pouco depois, um tio passou pelo local e deixou outro bolo e alguns pães de queijo. Ela, a menina e uma neta de 11 anos — irmã da vítima — comeram os três alimentos. Em seguida, a criança começou a reclamar de náuseas e fortes dores abdominais.
A avó disse ainda que tentou fazer algumas massagens na criança, para aliviar as dores, mas sem sucesso. Após isso, percebeu que a Alana estava expelindo um líquido branco pelo nariz e começou a ligar para pedir ajuda. Um vizinho prestou socorro, levando a criança até um hospital. Na unidade, a menina já chegou com parada cardiorrespiratória e sem pulso.
Enquanto a PM estava na casa da família, os militares foram informados de que um gato da região havia sido encontrado morto na mesma tarde com sintomas similares aos da criança. O gato foi recolhido e encaminhado à Vigilância Sanitária do município, para a realização de uma necropsia. Tanto os alimentos preparados pela avó quanto os deixados pelo tio foram recolhidos. O material foi entregue para a Polícia Cívil.
Em nota enviada ao g1, a assessoria da Polícia Civil informou que “instaurou um procedimento investigatório e que todas as possibilidades estão sendo analisadas para apurar as causas do ocorrido”. Acrescentou ainda que os materiais recolhidos serão periciados para identificar as substâncias utilizadas no preparo dos alimentos, e que o corpo da menina passará por exame necroscópico.
Ainda de acordo com a PC, as testemunhas serão ouvidas para ajudar a esclarecer as circunstâncias do ocorrido.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Morre jovem de 19 anos que comeu bolinho envenenado em SP