Na última terça-feira (29), a Meta, dona do Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp, lançou um aplicativo com inteligência artificial (IA). A revelação foi feita por meio de um vídeo postado por Mark Zuckerberg em sua conta no Instagram.
O Meta AI chega para competir com o ChatGPT e outros chatbots avançados. Ele já está disponível nos Estados Unidos, mas ainda não há previsão de lançamento no Brasil. Atualmente, o WhatsApp e o Instagram já disponibilizam recursos de IA, mas a novidade vem para funcionar como um aplicativo independente.
Meta AI x concorrência: o que torna esse chatbot único?
Assim como em outras IAs, os usuários podem enviar prompts sobre assuntos variados e receber respostas da ferramenta. Porém, o aplicativo funciona por comando de voz e permite o compartilhamento de publicações no feed Discover, semelhante ao do Instagram.
O novo aplicativo também substitui o Meta View, anteriormente usado para configurar os óculos inteligentes Ray-Ban Meta. A versão antiga permitia a integração entre os óculos, o app e as interfaces de desktop.
Ainda em fase inicial, Zuckerberg promete que a expansão global será realizada gradualmente. Por enquanto, a estratégia da empresa é garantir a melhor experiência para cada usuário.
Um novo capítulo para o mercado digital
A disputa tecnológica entre os assistentes de IA generativa está se intensificando. No anúncio, o próprio Mark afirmou que um bilhão de pessoas utilizam inteligência artificial por meio dos aplicativos da empresa, o que representa uma forma de fidelizar ainda mais o público e dividir espaço com a concorrência. Isso representa uma grande vantagem para a Meta, já que a organização tem acesso aos dados dos usuários das redes sociais. Dessa maneira, a tecnologia se torna ainda mais personalizada.
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Por Pietra Gomes | Revisão