Uma criança de 7 anos está desaparecida após ter sido sugada pela tubulação de um córrego no bairro João Paulo II, em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, na tarde da quinta-feira (15). O caso aconteceu em meio às fortes chuvas que atingiram o município. O garoto brincava com mais duas crianças próximo a Mina do João Paulo, até ficarem ilhadas após o fluxo de água subir rapidamente.
Uma das crianças conseguiu sair do local e pedir socorro. As outras duas foram arrastadas pela correnteza. Uma delas foi resgatada com ajuda de um vizinho, que ouviu os gritos quando a criança já estava próxima a um cano. A terceira criança, no entanto, teria sido levada pela força da água para dentro de uma tubulação que deságua em um córrego no bairro João Paulo II e está desaparecida.
O Corpo de Bombeiros, com apoio da Defesa Civil Municipal e da Polícia Militar, montou uma força-tarefa para localizar a criança. A PM informou que os meninos que conseguiram sair têm 10 anos e um deles é irmão do garoto levado pela tubulação.

Em nota, a prefeitura de Pouso Alegre declarou que os trabalhos do município estão concentrados exclusivamente no resgate desse garoto. A administração municipal afirmou que a família da criança recebe suporte psicológico e social das equipes das secretarias de Políticas Sociais e de Saúde.
“Neste momento de profunda angústia, a prefeitura se solidariza com a família e une forças com toda a comunidade em uma corrente de esperança e trabalho incansável”, finaliza o comunicado.
As buscas foram encerradas na noite da quinta-feira devido à baixa visibilidade e ao nível elevado de água nas galerias, e devem ser retomadas nesta sexta-feira (16), com foco no trecho que liga à região da rua Comendador ao Rio Mandu. Durante os trabalhos na quinta-feira, diversos bueiros e acessos foram abertos com o intuito de tentar achar a criança. Vários pontos do trecho de percurso da água também foram explorados.
Fortes chuvas
Uma forte pancada de chuva atingiu várias cidades do Sul de Minas na tarde da quinta-feira. Em Pouso Alegre, o volume de água chegou na casa dos 50 milímetros em um período de seis horas, segundo informações da Defesa Civil. Os bairros mais atingidos foram Faisqueira, Cristo e Aeroporto.
Por conta da tempestade, duas quedas de árvore foram registradas. Uma na Rua Foch e outra na MG-290, no trecho de ligação entre Pouso Alegre e Borda da Mata. A prefeitura de Pouso Alegre pediu para a população se proteger, por serem esperados 70 mm de chuva entre a quinta (15) e a próxima segunda-feira (19).

Por Arthur Moreira | Revisão: Pietra Gomes
LEIA TAMBÉM: Férias escolares exigem atenção à segurança e à proteção de crianças




