No último domingo, (14), uma prece voltada ao combate às fake news foi incluída nas celebrações católicas em todo o país. A oração apareceu no folheto litúrgico nacional distribuído durante as missas e pedia que os fiéis orassem a Deus para que “os governantes promovam ações legítimas que superem a cultura das falsas notícias nas redes sociais”.
A iniciativa foi inserida durante as preces da assembleia, também conhecidas como oração dos fiéis, momento tradicional da missa dedicado a intenções que abordam temas espirituais, sociais e comportamentais.
A oração chamou atenção por tocar diretamente em um dos temas mais sensíveis da atualidade: a desinformação digital. Apesar de constar no folheto da Editora Paulus com menção à autorização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a entidade inicialmente negou autoria do conteúdo, conforme noticiado pelo site Poder360.
Horas depois, a CNBB esclareceu o mal-entendido e afirmou que as preces da assembleia não seguem um modelo fixo, permitindo a inserção de temas ligados à vida em sociedade. A entidade reforçou que a inclusão do tema das fake news está em sintonia com os valores da Igreja, que tradicionalmente se posiciona contra a manipulação da verdade e a disseminação de informações falsas.
Por Aline Feitosa | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio reúne mais de 64 mil fiéis na Serra do RS