Entenda os sintomas que afetaram a cantora aos 28 anos e colocaram em risco o sonho de ser mãe
A cantora e compositora Naiara Azevedo, de 35 anos, fez uma revelação surpreendente ao contar que, há 7 anos, vive uma realidade muito incomum entre as mulheres de sua idade. Em entrevista ao jornal O Globo, a sertaneja revelou que foi diagnosticada com menopausa precoce aos 28 anos.
O caso de Naiara é considerado isolado. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a menopausa precoce atinge 1 em cada 1.000 mulheres antes dos 30 anos. Por outro lado, é normal que essa fase tenha início a partir dos 45 anos.
Menopausa precoce: quais são os sinais?
Apesar de ser uma fase natural na vida da mulher, os sintomas da menopausa podem afetar e refletir na qualidade e no estilo de vida. Segundo estudo da revista científica Climateric, 82% das brasileiras em fase de climatério – que antecede a menopausa – e durante a menopausa apresentam sintomas significativos. A cantora conta como descobriu a menopausa precoce.
“Eu comecei a sentir muito calor. Eu acordava suando, mas era um calor insuportável e parecia que meu pescoço estava pegando fogo. Aquele calor que ia e voltava.”
Segundo a ginecologista Nayra Pizzol, sintomas como os que Naiara sentiu são os mais comuns, bem como ressecamento vaginal, insônia e irritabilidade. Sem saber como lidar com a situação, a cantora procurou ajuda médica.
“A ginecologista fez toda uma investigação, onde se notou quedas das minhas taxas hormonais, a diminuição de alguns hormônios drasticamente, e aí veio o diagnóstico”, afirmou a artista.
Embora os sintomas da menopausa variem de mulher para mulher, a especialista reforça a importância de estar atenta aos sinais do próprio corpo. “Quando a mulher começa a ter irregularidade menstrual ou para de menstruar por meses, é sempre válido investigar o motivo.” Isto porque, segundo Nayra, a menopausa precoce pode carregar problemas ainda mais sérios para a saúde feminina.
“As mulheres, depois que entram na menopausa, igualam aos homens no risco de doenças cardiovasculares e risco de AVC. Entre os sintomas, a mulher também pode desenvolver perda óssea e mudanças na pele e no cabelo”, reforça a especialista.
É possível engravidar após a menopausa precoce?
A menopausa vai além da interrupção do ciclo menstrual – marca o fim da fertilidade da mulher. Saber que não poderia ser mãe de forma natural afetou a autoestima da cantora. “Isso me preocupou muito. Em determinado momento, me senti menos mulher, menos feminina. Eu sempre tive o sonho de ser mãe”, disse a artista.
A médica Nayra explica que, após o diagnóstico de menopausa precoce, a única opção para engravidar é a fertilização in vitro, através de óvulos doados. Uma opção que Naiara não descarta e que ajudou mais de 56 mil mulheres a engravidar em 2023, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para mulheres em idade fértil, que desejam ser mães, a ginecologista recomenda o acompanhamento médico como principal aliado. “É sempre legal pedir para o ginecologista dar uma olhada na reserva ovariana para evitar surpresas no futuro”. O congelamento de óvulos, neste caso, é opção para uma gravidez mais tardia, finaliza Nayra.
Por Aliny Bueno | Revisão: Thaisi Carvalho