O presidente Lula (PT) celebrou neste domingo (14), os dados econômicos registrados no Brasil neste ano. Por meio de seu perfil no X (antigo Twitter), o chefe do Executivo também destacou a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, que entra em vigor em 2026.
“[O ano de] 2025 vai se consolidando como um [período] de avanços e conquistas para o povo brasileiro, com mais oportunidades de emprego e aumento de renda, o natal em família será mais farto, nada mais justo para quem trabalhou duro o ano inteiro”, escreveu Lula.
Ele também mencionou que a aprovação do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda a partir de 2026 irá beneficiar os trabalhadores brasileiros. “Um círculo virtuoso, onde ganha o povo e ganha a economia brasileira”, frisou.
Em outra publicação feita na rede X na sexta-feira passada, Lula já havia elencado dez realizações que, segundo ele, marcam os três anos de seu governo até o momento. Entre os destaques citados estão o baixo índice de desemprego e o recorde na criação de vagas de trabalho. O presidente também comemorou a retirada do Brasil do Mapa da Fome e a redução da extrema pobreza no país.
Lula também citou a inauguração de novos institutos federais, a implementação do programa Pé-de-Meia e a expansão de iniciativas como Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos e Farmácia Popular. Segundo o presidente, a gestão também passou a contemplar comunidades quilombolas e povos indígenas no orçamento federal e no planejamento das políticas públicas.
Segundo dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados no início do mês, mais de 8,6 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza em 2024, alcançando o menor nível já registrado desde 2012.
Em novembro, o IBGE também divulgou que a taxa de desemprego no país caiu para 5,4%, menor nível da série histórica iniciada em 2012.
Por: Arthur Moreira | Revisão: Redação MD News
VEJA TAMBÉM: Maria, José e Silva: IBGE revela os nomes e sobrenomes mais comuns do Brasil no Censo 2022



