A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (24), uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em ataques armados a instituições financeiras, conhecidos como “domínio de cidades”. Essa modalidade envolve o uso de explosivos e táticas militares para violar agências bancárias.
A ofensiva é resultado das investigações sobre o ataque à agência da Caixa Econômica Federal em Guaxupé, no Sul de Minas, ocorrido em abril deste ano.
A Operação foi batizada de Fênix e cumpre nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Campinas/SP, Sumaré/SP e Hortolândia/SP. A ação é coordenada pela Polícia Federal, com apoio operacional da Polícia Militar de São Paulo. Os mandados foram expedidos pelo Juízo Federal de Passos (MG).
A Polícia Federal afirma que as investigações continuam em andamento e que os materiais apreendidos passarão por perícia técnica. Até o momento, os crimes apurados incluem organização criminosa, roubo majorado e uso de explosivos.
O ataque
As investigações iniciaram após um ataque ocorrido no dia 8 de abril de 2025,quando criminosos fortemente armados invadiram a agência da Caixa Econômica Federal, em Guaxupé (MG). Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram momentos da ação. Dois homens encapuzados e fortemente armados aparecem nas imagens. Além disso, é possível ouvir rajadas de tiros. A PM informou que cerca de cinco veículos foram usados na fuga.
Durante a ação dos criminosos, foram utilizados armamentos de grosso calibre, veículos e artefatos explosivos, resultando no roubo de aproximadamente R$ 2 milhões em dinheiro e joias empenhadas.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Anvisa proíbe venda de medicamentos e suplementos alimentares; descubra quais