Portugal confirmou, na terça-feira (7), o envio de um carregamento do medicamento Fomepizole injetável, usado para tratar vítimas da intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas que já causou mortes no Brasil. A operação foi uma resposta a um pedido formal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) feito no final da semana passada.
De acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, a doação “insere-se no quadro de excelentes relações de cooperação e amizade” entre os dois países. A operação envolveu, além da pasta diplomática, o Ministério da Saúde, a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, o INFARMED e o Instituto Camões.
Emergência de saúde pública no Brasil
O apoio português surge no contexto de uma crise de saúde pública no Brasil relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. “Portugal espera que a doação contribua para ultrapassar a situação de emergência de saúde pública que aquele Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) enfrenta e, sobretudo, para diminuir o número de vítimas mortais”, refere o comunicado do executivo português.
Por: Eduardo Carvalho – Correspondente MD News em Portugal | Revisado por: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Brasileiros são prejudicados com as novas regras anti-imigração em Portugal ; entenda