O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima, pediu demissão nesta segunda-feira (4), comunicando sua decisão ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira. Em contato com o g1, Lima confirmou que enviou uma carta formal ao ministro informando sua saída do cargo.
De acordo com relatos, durante reunião com funcionários da EBC, Jean Lima disse ainda não saber quem será o seu sucessor à frente da empresa pública. Ele também afirmou que estará à disposição do governo para conduzir o processo de transição. A Secretaria de Comunicação Social foi procurada para comentar se já existe indicação para o novo presidente, mas não havia se manifestado até o fechamento desta reportagem.
A EBC é responsável pela gestão de veículos públicos como a TV Brasil, Agência Brasil e Rádio Nacional, desempenhando papel estratégico na comunicação pública federal.
Natural do Distrito Federal, Jean Lima é filiado ao PT e já presidiu a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), indicado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). Além da atuação política, é historiador. Sobre sua saída, o dirigente atribuiu o pedido de demissão a um “desgaste natural do cargo”, que considera intenso e desafiador.
Jean Lima assumiu a presidência da EBC inicialmente de forma interina, após a saída de Hélio Doyle em outubro de 2023, e foi efetivado em dezembro do mesmo ano, com mandato previsto até outubro de 2024. Doyle deixou o cargo após compartilhar postagens consideradas ofensivas a Israel. Com a saída de Lima, o atual governo Lula já contabiliza a segunda mudança na liderança da empresa em menos de um ano.
Por: João Vitor Mendes | Revisão: Laís Queiroz
Leia também: Decisão do STF restringe visita dos filhos, Flávio e Carlos a Jair Bolsonaro