Dois gigantes do futebol europeu frente a frente em um palco global. O Real Madrid confirmou o favoritismo e venceu a Juventus por 1 a 0, nesta terça-feira (1), garantindo vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O jogo aconteceu no estádio Hard Rock Stadium, em Miami, na Flórida, e teve domínio dos espanhóis na maior parte do tempo.
O gol da classificação foi marcado pelo jovem espanhol de 21 anos, Gonzalo García, que chegou ao seu terceiro gol na competição. Ele já havia balançado as redes contra Al-Hilal e RB Salzburg.
A equipe comandada por Xabi Alonso teve mais posse de bola com 57.1%, finalizou 11 vezes no gol contra apenas duas da Juventus e ainda somou 11 escanteios, diante de quatro do time de Turim. O goleiro italiano Di Gregorio foi o grande nome da partida, com dez defesas, sendo três delas em lances decisivos no segundo tempo.
Agora, a equipe merengue aguarda o vencedor do confronto entre Borussia Dortmund e Monterrey, do México, que se enfrentam ainda nesta terça a partir das 22h (horário de Brasília). O duelo pelas quartas será no próximo sábado (5), às 17h, em Nova Jersey, Estados Unidos.

O jogo
Em um primeiro tempo equilibrado, as duas equipes tiveram grandes chances de abrir o placar. A Juventus teve a primeira grande oportunidade aos 6 minutos, em uma cavadinha de Kolo Muani que passou sobre o travessão de Courtois. O Real respondeu com uma bela jogada entre Valverde e Bellingham aos 29, mas Di Gregorio fez grande defesa. Nos acréscimos, os merengues pressionaram mais, e o goleiro italiano voltou a brilhar em mais um chute de Valverde.
Na segunda etapa, o Real Madrid controlou as ações. Logo aos 8 minutos, Gonzalo García, joia da base, marcou o gol da vitória de cabeça após cruzamento de Alexander-Arnold.
Com o amplo domínio sobre a partida, a equipe espanhola ainda contou com a estreia de Mbappé aos 23 minutos no lugar de García, que saiu aplaudido pela torcida madridista.
A Juve ainda tentou reagir com finalizações perigosas de Francisco Conceição e Nicolás González, mas parou em Courtois. Sem muitas faltas, a partida foi bem disputada, tendo somente um único cartão amarelo aos 42 minutos para Jude Bellingham.
Com a vitória e a classificação, o Real Madrid segue em busca do décimo título da competição.
Por: Inês Becegato | Revisão: Lais Queiroz
Leia também: Al-Hilal elimina o Manchester City e pega o Fluminense nas quartas do Mundial