A ginasta Rebeca Andrade marcou mais um capítulo na história do esporte brasileiro ao conquistar o Prêmio Laureus 2025, considerado o “Oscar do Esporte”. A cerimônia de premiação foi realizada nesta segunda-feira (21), em Madri, na Espanha.
Indicada na categoria “Retorno do Ano”, Rebeca foi premiada por sua trajetória de superação e excelência após enfrentar três cirurgias no joelho direito e conquistar quatro medalhas na Olimpíada de Paris 2024 — sendo um ouro, duas pratas e um bronze. Com esse feito, ela se tornou a maior medalhista olímpica da história do Brasil.
Ao receber a estatueta das mãos do ex-jogador Cafú, Rebeca derrotou nomes de peso como o nadador americano Caeleb Dressel, a esquiadora suíça Lara Gut-Behrami, o motociclista espanhol Marc Márquez, o jogador de críquete indiano Rishabh Pant e a nadadora australiana Ariarne Titmus.
“Me sinto muito feliz e honrada por receber meu primeiro Laureus. Estou orgulhosa, me sinto abençoada pela equipe e pela família que eu tenho. Eles acreditaram em mim mesmo quando eu não acreditava. Gostaria de fazer um agradecimento especial à minha psicóloga Aline Wolff, que foi uma peça importantíssima não só para minha carreira, mas para que o mundo me conhecesse como pessoa também”, declarou a atleta emocionada no palco.
Com o prêmio, Rebeca entra em uma lista restrita de brasileiros que já foram homenageados pelo Laureus. Antes dela, apenas o ex-jogador Ronaldo, em 2003, havia vencido na mesma categoria. Naquele ano, a Seleção Brasileira masculina de futebol também foi escolhida como “Equipe do Ano”. O nadador paralímpico Daniel Dias venceu o prêmio de Para-Atleta do Ano em três ocasiões: 2009, 2013 e 2016.
O reconhecimento do esporte mundial
Criado em 1999, o Prêmio Laureus homenageia atletas, equipes e iniciativas esportivas que se destacaram no ano anterior. Os indicados são selecionados por um painel com mais de 1.300 jornalistas esportivos de todo o mundo, enquanto os vencedores são definidos por um júri composto por 69 lendas do esporte mundial.
Rebeca Andrade, agora integrante desta seleta galeria, reforça o protagonismo do Brasil no cenário esportivo global e se firma como símbolo de resiliência, talento e representatividade.
Outros premiados
Atleta Masculino do Ano
Armand Duplantis (salto com vara – Suécia)
Time do Ano
Real Madrid (futebol – Espanha)
Atleta Feminina do Ano
Simone Biles (ginástica artística – EUA)
Revelação do Ano
Lamine Yamal (futebol – Espanha)
Retorno do Ano
Rebeca Andrade (ginástica artística – Brasil)
Atleta do Ano com Deficiência
Jiang Yuyan (natação – China)
Atleta do Ano em Esportes de Ação
Tom Pidcock (ciclismo de montanha – Reino Unido)
Prêmio Esporte para o Bem
Kick4life (Lesoto) – usa o futebol para ajudar crianças e jovens em risco
Homenagem pela Trajetória Profissional:
Kelly Slater (surfe – EUA)
Homenagem Ícone do Esporte
Rafael Nadal (tênis – Espanha)
Por Alemax Melo
Revisão: Rafael Bianco

formado em jornalismo desde 2007. Possui mais de 20 anos de experiência em televisão com passagens por Band, Record e SBT. atualmente é editor-chefe no jornalismo do SBT