Promessa da base do São Paulo, o atacante Ryan Francisco sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior e uma lesão no menisco do joelho esquerdo durante o treino do Tricolor desta terça-feira (15), no CT da Barra Funda. O jogador de 18 anos, passará por cirurgia nos próximos dias, e a previsão inicial é de, no mínimo, nove meses de recuperação, o que deve adiar o seu retorno aos gramados para 2026.
Como aconteceu a lesão
A lesão aconteceu na parte final da atividade do dia. Ryan torceu o joelho e precisou deixar o campo imediatamente. Em seguida, foi encaminhado ao hospital Albert Einstein, onde realizou exame de ressonância magnética. O resultado confirmou a gravidade da lesão e indicou a necessidade de procedimento cirúrgico.
Da Copinha ao profissional: joia vira desfalque
Destaque absoluto na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025, Ryan foi artilheiro e eleito o melhor jogador da competição, com dez gols marcados. O desempenho garantiu a promoção ao time principal, onde disputou 16 jogos e marcou três gols. Após a confirmação da lesão, o jovem de 18 anos publicou um emoji triste nas redes sociais, demonstrando frustração pelo momento.
Com o problema, Ryan se soma à lista de baixas ofensivas do Tricolor, que já não conta com Carelli – também só deve voltar no ano que vem – e Lucas Moura, que ainda se recupera de um estiramento no joelho direito. Lucas será desfalque contra o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, nesta quarta-feira (16), às 21h30, pela 14ª rodada do Brasileirão.

Momento delicado no campeonato
Além das lesões, o São Paulo enfrenta uma fase ruim no Campeonato Brasileiro. Com apenas 13 pontos, o time ocupa a 15ª posição da tabela e chega pressionado para o jogo contra o Bragantino, após quatro partidas sem vitória. O último triunfo do Tricolor na competição aconteceu no dia 17 de maio, na partida contra o Grêmio.
Por Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Campeonato Paulista: Palmeiras busca feito inédito e Corinthians consolidar bom momento