O fim de semana começa com contrastes climáticos pelo Brasil. No sábado (12), a chuva ganha força no Espírito Santo, nordeste de Minas Gerais e leste da Bahia, devido à infiltração marítima e à circulação de ventos em baixos níveis da atmosfera. Nessas regiões, há risco de chuva que pode variar de moderada a forte. O mesmo vale para o litoral entre Sergipe e Pernambuco.
Há risco de temporal no norte e noroeste do Amazonas, centro-norte de Roraima e leste do Amapá; no norte e noroeste do Pará pancadas com até forte intensidade, especialmente no período da tarde. Já no Sul, sol com poucas nuvens ao longo do dia, favorecendo a elevação das temperaturas, mas ainda faz frio pela manhã. O amanhecer também será gelado no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, inclusive com possibilidade de geada isolada no extremo sul de Minas.
A atuação de uma massa de ar seco ainda prevalece sobre grande parte do território nacional, inibindo a formação de nuvens de chuva e garantindo o tempo firme em regiões como: Centro-Oeste, o interior do Nordeste, o sul da Região Norte, o estado de São Paulo e o interior de Minas Gerais. Nesses locais, a umidade relativa do ar pode atingir níveis preocupantes durante a tarde, com índices abaixo dos 30%, e até mesmo entrar em estado de alerta, com valores inferiores a 20% entre o norte de Mato Grosso e o sul do Pará.
CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO NO DOMINGO
O domingo (13) será de variações expressivas nas condições do tempo em diferentes regiões do Brasil. A circulação dos ventos que sopram do oceano em direção ao continente mantém o cenário de instabilidade, especialmente entre o Espírito Santo e o Rio Grande do Norte, onde há possibilidade de pancadas de chuva. As precipitações se intensificam em Salvador. O nordeste mineiro também terá chuvas pontuais, assim como o litoral paulista,onde chove fraco.
No Sul, áreas de instabilidade avançam do interior do continente podendo provocar chuva fraca e isolada no oeste e em parte da campanha gaúcha ao final do dia. Santa Catarina e Paraná apresentam predomínio de sol,mas o litoral paranaense deve registrar chuviscos entre a manhã e à tarde.
Nos estados do Centro-Oeste, o sol vai predominar entre poucas nuvens, com elevação das temperaturas, acarretando calor no Mato Grosso e em Goiás.
No interior do Nordeste, sol e temperaturas elevadas com umidade relativa do ar caindo no período da tarde. Já no Norte, do Amazonas a Roraima e no Amapá, pancadas de chuva alternadas com períodos de melhora do tempo, com chance de temporais. O Pará segue com chuva forte no norte e noroeste.
Pela manhã as temperaturas continuam mais baixas desde o Rio Grande do Sul até o sul de Minas Gerais, mas sem risco para formação de geada.
*Informações obtidas com Climatempo
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil