O estado de São Paulo pode receber, em apenas 48 horas, a quantidade de chuva esperada para todo o mês de abril
Na manhã de hoje, algumas áreas de São Paulo amanheceram com chuva. A mudança no clima é resultado de uma frente fria que deve atingir o estado até sábado, trazendo temperaturas que não eram registradas há aproximadamente cinco meses.
Uma chuva forte está prevista para começar no fim da tarde, deixando o estado em alerta. A Defesa Civil informou que um gabinete de crise foi mobilizado para assegurar uma resposta rápida a eventuais danos.
De acordo com o Climatempo, o esperado para abril é um acumulado de 87 milímetros de chuva, valor dentro da média histórica.
Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “grande perigo” devido à previsão de chuvas intensas a partir desta sexta-feira. O litoral, o Vale do Ribeira e a região metropolitana de São Paulo serão as áreas mais afetadas. A expectativa é de volumes superiores a 100 mm por dia, o que pode causar alagamentos, transbordamentos de rios e até deslizamentos de terra. O alerta é válido até as 10h deste sábado.
Regiões mais afetadas
- Capital paulista: A previsão de chuva para hoje e amanhã pode atingir 90 mm, superando a média mensal.
- Campinas, Sorocaba, sul do estado e divisa com Minas Gerais: Acumulados entre 50 mm e 100 mm.
- Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba: Previsão de 100 mm a 150 mm de chuva.
- Baixada Santista, São Sebastião e Caraguatatuba: Entre 150 mm e 250 mm de precipitação.
- Litoral sul: Chuvas entre 100 mm e 150 mm.
- Ubatuba: Pode registrar entre 250 mm e 350 mm.
A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra, principalmente em áreas vulneráveis. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, a sexta-feira (04) será marcada por chuvas de intensidade moderada a forte, de forma generalizada e persistente. O risco de alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios e córregos aumenta tanto na cidade de São Paulo quanto na Grande São Paulo.
Recorde de frio com chegada da frente fria
Além da chuva, a frente fria prevista para os próximos dias deve fazer com que a capital paulista registre a temperatura mais baixa do ano. As regiões sul e leste do estado também sentirão uma queda acentuada nas temperaturas.
De acordo com o Climatempo, a previsão para a capital indica mínimas em torno de 15°C no sábado. O recorde de temperatura mais baixa deste ano, até o momento, foi de 16,2°C, registrado em 11 de janeiro.
Por: Lorrayne Rosseti I Revisão: Sara Santos