Após as três tentativas de embarque terem sido negadas, Teddy finalmente decolou rumo a Portugal em um voo da TAP. O animal viajou na cabine ao lado do treinador Ricardo Cazarotte e da irmã de Alice, Hayanne Porto, que foram os primeiros passageiros a embarcar.
A família, que se mudou para Portugal em abril de 2025 devido a uma oportunidade profissional do pai (o médico Renato Sá), enfrentou várias semanas de tensão. Hayanne relatou ao G1 que a menina passou a semana “procurando ele pela casa” e sofreu episódios de desregulação emocional durante a separação.
“Até desembarcarmos em Lisboa, o coração vai estar batendo mais forte”, disse Hayanne, destacando que só ficará tranquila quando Teddy estiver ao lado da irmã. A menina depende do labrador, treinado como cão de serviço, para apoio no dia a dia.
As tentativas anteriores falharam por questões de documentação e regras da companhia: A TAP exige que o cão viaje com a pessoa assistida ou um treinador autorizado.
Cazarotte, ex-responsável pelo canil da Polícia Militar de São Paulo, viajou de SP ao Rio na quinta (29) exclusivamente para acompanhar Teddy. Ele foi quem treinou o cão por 1 ano e meio para prevenir crises graves em Alice.
“Se você tira o autista da rotina, desencadeia agressividade e ansiedade. Meu papel é fazer esse encontro”, explicou ao G1. Após a entrega em Lisboa, o treinador retorna ao Brasil.
Por: Eduardo Carvalho | Revisão: Indra Miranda
Leia Também: Yaqeen Hammad: a grande voz mirim de Gaza silenciada por um ataque aéreo