Foto por: Jeff Botega/ Agência RBS
Na tarde desta segunda-feira (31), Porto Alegre foi surpreendida por um intenso temporal, que gerou uma série de problemas para a cidade e suas comunidades vizinhas. O clima mudou drasticamente com rajadas de vento de até 70 km/h, forte chuva e a formação de uma tromba d’água sobre o Guaíba, fenômeno que chamou a atenção dos moradores da Região Metropolitana. A tromba d’água formou uma coluna de ar que se estendeu do nível da água até as nuvens.
O céu escureceu rapidamente, fazendo com que a cidade ficasse com a aparência de noite em questão de minutos, e o forte temporal causou uma série de transtornos na capital gaúcha. Segundo a Defesa Civil, a previsão é de mais chuvas intensas, raios e possibilidade de granizo até a manhã de terça-feira (1º).
O impacto no trânsito foi significativo. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), até as 17h30, houve bloqueios totais e parciais em várias ruas devido à queda de árvores, além de 14 cruzamentos com semáforos fora de operação por falta de energia. Também houve interrupção no serviço da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), que ficou sem eletricidade no final da tarde.
Além dos problemas no trânsito, o temporal afetou o sistema de saúde. O Hospital de Pronto Socorro registrou alagamento na recepção e infiltração na Pediatria, enquanto a recepção de emergência do Hospital São Lucas da PUCRS sofreu destelhamento. A prefeitura informou que pacientes em triagem e aguardando atendimento estão sendo realocados para áreas seguras.
A falta de energia também afetou diversas unidades de saúde. Seis postos de atendimento, que funcionam até as 22h, ficaram sem eletricidade às 18h, incluindo as unidades Modelo, IAPI, Morro Santana, Navegantes, Tristeza e Ramos.
A chuva intensa provocou alagamentos em várias vias da cidade, dificultando ainda mais o tráfego e gerando diversos problemas para os motoristas e pedestres. Além disso, moradores de diferentes regiões da cidade relataram a queda de granizo durante o evento climático.
- Com informações do G1 e da Gaúcha.
Alerta da Defesa Civil
Na manhã desta segunda-feira, a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta de temporal, raios, rajadas de vento de até 70 km/h e granizo a partir da tarde, até a manhã de terça-feira. O acumulado de chuva pode chegar a 50 mm, segundo o órgão.
A recomendação para moradores da cidade é de evitar ficar na rua durante a chuva e se afastar de áreas alagadas, arroios e rios. Quem reside em locais de risco deve buscar abrigo seguro ou utilizar as estruturas disponibilizadas pela Prefeitura.
Também é fundamental ficar longe de postes, árvores e placas de sinalização, que podem ser derrubados pelos ventos. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Por João Vitor Mendes | Revisão: Redação