Na manhã desta terça-feira (22), Tite anunciou que fará uma pausa na carreira. Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, ele afirmou que, embora tenha iniciado conversas com o Corinthians, decidiu não seguir adiante nas negociações para priorizar sua saúde mental e física.
“Compreendi que existem momentos em que é necessário reconhecer a própria vulnerabilidade. Admitir isso me tornará mais forte. Amo o que faço e seguirei apaixonado pelo futebol, mas, após conversar com minha família e ouvir os sinais que meu corpo tem dado, optei por interromper minha carreira pelo tempo que for necessário para cuidar de mim”, declarou o técnico. O comunicado foi reproduzido nas redes sociais por seu filho e auxiliar, Matheus Bachi.
Tite confirmou que conversava sobre a possibilidade de treinar o Corinthians, mas ressaltou que a decisão de se afastar foi fruto de muita reflexão. “Realmente estávamos conversando, sim, mas essa negociação será interrompida por uma escolha difícil, que preciso tomar”, finalizou.
Em comunicado, o Corinthians oficializou que as negociações com Tite progrediram significativamente, com a expectativa de que o técnico se apresentasse ao CT Joaquim Grava ainda nesta terça para formalizar o contrato e começar a trabalhar com o time. “Houve grande convergência entre as partes”, comunicou o clube, confirmando informações apuradas pela CNN Brasil.
A procura por um novo comandante começou após a saída de Ramón Díaz. A prioridade da direção alvinegra, principalmente do presidente Augusto Melo, era Dorival Júnior, mas as conversas com o atual técnico da Seleção Brasileira não tiveram sucesso. Com isso, o clube recorreu a Tite, vitorioso em diversas ocasiões pelo Corinthians, inclusive na Libertadores e no Mundial de Clubes. Existia confiança no retorno do técnico, que foi abalada com o anúncio de sua pausa por tempo indeterminado.
O último desafio de Tite foi no comando do Flamengo, de outubro de 2023 a setembro de 2024. À frente do clube carioca, o gaúcho sagrou-se campeão do Campeonato Carioca de 2024.
Aline Feitosa
Leia também: Rebeca Andrade faz história ao vencer o Prêmio Laureus 2025, o “Oscar do Esporte”