Acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (8), por volta das 3h40; vítimas incluem adultos e crianças
Um ônibus com 54 pessoas tombou na MG-223 entre Araguari e Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, deixando 11 pessoas mortas e 36 feridas, conforme informou o Corpo de Bombeiros de Araguari e a empresa responsável pelo veículo. O acidente ocorreu na terça-feira (8), por volta das 3h40.
Os feridos foram encaminhados aos hospitais da região, sendo que cinco estão em estado grave. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o motorista do ônibus não sofreu ferimentos.
Segundo os bombeiros, duas crianças de 2 e 6 anos estão entre as vítimas fatais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Araguari, as duas crianças que morreram eram irmãs de um bebê de seis meses que se encontra internado com a mãe das meninas, em decorrência de um ferimento na clavícula.
Grávida passa por parto de emergência
Entre os passageiros, estava uma grávida de oito meses que foi encaminhada para para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e precisou passar por um parto de emergência. A bebê nasceu com 1,4 kg e se encontra internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, respirando com ajuda de aparelhos. Seu quadro é estável.
A mãe da bebê teve o braço amputado devido a gravidade dos ferimentos.
Passageiros foram arremessados
No trágico acidente, diversas vítimas sofreram fraturas nos braços, amputação de membros e arrancamento de cabelos. De acordo com um médico do Samu, muitos passageiros foram lançados para fora do ônibus, e há suspeita de que não usavam cinto de segurança no momento do tombamento.
Como aconteceu o acidente?
A Polícia Militar Rodoviária (PMRV) informou que o ônibus saiu de Anápolis (GO) e ia para São Paulo (SP). O motorista perdeu o controle do veículo no trecho “Trevo do Queixinho”, que capotou e ficou tombado.
O ônibus pertencia à empresa Viação Real Expresso. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o ônibus estava com a documentação e os cadastros legais para o transporte interestadual de passageiros.
Superlotação na UPA de Araguari
Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Araguari está acompanhando as consequências do acidente e informou que, em virtude do atendimento às vítimas, a UPA Araguari se encontra “em estado de superlotação”.
“Diante disso, a Prefeitura solicita à população que não se desloque à UPA, salvo em casos de urgência e emergência, e que aguarde a abertura da unidade de saúde mais próxima, a fim de garantir atendimento adequado aos feridos no acidente. A Prefeitura de Araguari está acompanhando e dando total apoio possível, utilizando todos os meios necessários para auxiliar os hospitais de nossa rede no atendimento às vítimas. Manifestamos profundo pesar e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas fatais deste trágico episódio”, comunicou em nota.
Por Lorrayne Rosseti I Editado por: Lais Queiroz