O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta quinta-feira (17) uma carta oficial ao ex-presidente Jair Bolsonaro, com duras críticas ao atual governo brasileiro e preocupação com o que classificou como perseguição política.
Na mensagem, Trump afirmou estar “muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão”, tanto no Brasil quanto nos EUA, e defendeu que o julgamento contra Bolsonaro seja encerrado.
Prezado Sr. Bolsonaro,
Vi o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Esse julgamento deve terminar imediatamente! Não estou surpreso em vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país.
Compartilho do seu compromisso em ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — provenientes do atual governo. Tenho manifestado fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária.
É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei acompanhando de perto.
A carta foi publicada pelo republicano em sua rede social Truth Social, e compartilhada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro; e surge em meio a uma escalada de tensões entre Brasil e Estados Unidos. Na última semana, Trump anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, justificando a medida como resposta à suposta “censura” e perseguição política no país.
A decisão provocou críticas do governo Lula, que acusou os EUA de violar princípios de cooperação comercial e afirmou que não aceitará interferência em assuntos internos.
Por Daniela Gentil | Revisão: Redação
VEJA TAMBÉM: Trump defende Bolsonaro e critica STF por julgamento de tentativa de golpe no Brasil