A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou neste domingo (6) o áudio da análise do árbitro de vídeo (VAR) que ratificou a decisão de campo de Bruno Arleu de Araújo, responsável pela arbitragem no duelo entre Sport e Palmeiras, realizado na Ilha do Retiro, no Recife. O confronto, válido pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, terminou com a vitória do time paulista por 2 a 1. A grande polêmica da partida ocorreu nos minutos finais, quando o árbitro assinalou pênalti de Matheus Alexandre em Raphael Veiga.
A jogada foi checada pelo VAR, comandado por Rodrigo Nunes de Sá, que optou por não interferir na decisão de campo, validando a penalidade. No áudio divulgado pela CBF, o árbitro de vídeo explica a análise do lance. “Ele vai calçar o pé. Ele vai tocar, não muda a trajetória da bola, que vai sobrar ainda para o jogador de branco”, afirmou Rodrigo, referindo-se à cor do uniforme do Palmeiras. Ainda segundo ele, o contato foi “mínimo”, mas suficiente para impedir Veiga de dar sequência à jogada. “Tem o calço dentro da área, impacta a ação de não seguir na jogada. O pênalti está confirmado”, concluiu. Piquerez converteu a penalidade e garantiu a vitória alviverde.
O outro gol do Palmeiras foi marcado por Flaco lópez, também de pênalti. Crystian Barletta descontou para o Sport ainda no primeiro tempo. O Rubro-negro publicou uma nota oficial em que critica duramente a atuação da arbitragem. O clube pernambucano classificou o segundo pênalti como um “erro crasso” e cobrou providências da Comissão de Arbitragem da CBF.
“A condução da partida foi marcada por um erro crasso, inadmissível em uma competição do porte da Série A do Campeonato Brasileiro, onde a omissão do uso do VAR em lance capital evidencia a falha grave que influenciou diretamente no resultado do jogo”, escreveu o clube.
A nota ainda exige “responsabilização dos envolvidos” e o fim da tolerância com erros considerados decisivos: “a tolerância com erros tão graves precisa acabar. É necessário que haja responsabilização dos envolvidos, a fim de evitar que episódios como este voltem a se repetir”. Com o resultado, o Palmeiras chegou a quatro pontos em duas rodadas, enquanto o Sport tem apenas um.

formado em jornalismo desde 2007. Possui mais de 20 anos de experiência em televisão com passagens por Band, Record e SBT. atualmente é editor-chefe no jornalismo do SBT