Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, teve sua história de vida e seus doze anos como líder máximo da Igreja Católica retratados em filmes ficcionais e documentários.
O perfil oficial do Vaticano informou a morte do Pontífice nesta segunda-feira, às 07h35 da manhã.
Confira lista das produções baseadas na trajetória de Papa Francisco:
Pode Me Chamar de Francisco (2015)
Produção italiana, o filme mostra os caminhos trilhados por Jorge Bergoglio até ser eleito Papa em 2013.
Francisco: O Papa do Povo (2015)
O filme destaca a formação jesuíta de Bergoglio, o que levou a estruturar sua visão progressista e empática, além do trabalho pastoral que desenvolveu em Buenos Aires.
Papa Francisco: Um Homem de Palavra (2018)
O documentário tem como ponto de partida discursos e mensagens do Papa Francisco sobre justiça social, compaixão e meio ambiente. E também mostra reflexões sobre as palavras do pontífice.
Dois Papas (2019)
Filme original Netflix, o longa detalha a relação entre o então Papa Bento XVI e o cardeal Jorge Bergoglio antes da eleição que elegeu o Papa Francisco, em 2013. O filme dá ênfase aos diálogos entre os dois.
A Sabedoria do Tempo (2020)
Baseada no livro homônimo do Papa Francisco, a série documental destaca a experiência de vida de pessoas da terceira idade em suas diferentes culturas. Francisco participa da produção refletindo sobre os ensinamentos das gerações mais velhas. Série disponível na Netflix.
Conclave (2024)
Mesmo não sendo feito a partir da história ou trabalho do Papa Francisco, o filme mostra o decorrer de uma eleição após a morte de um líder progressista. Destaca-se também na produção debates contemporâneos dentro da sede do catolicismo mundial, com temas delicados sendo discutidos entre alas conservadoras e progressistas.
Por Guilherme Lira | Revisão: Redação