Um vídeo que viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (21) mostra fiéis roubando flores decorativas que ornamentaram a tradicional bênção “Urbi et Orbi”, — a última celebrada pelo Papa Francisco antes de sua morte. O incidente aconteceu na manhã de segunda-feira enquanto trabalhadores removiam as decorações.
A Praça São Pedro foi decorada com milhares de exemplares florais, incluindo narcisos, tulipas e Ranunculus, doadas pela Holanda como parte de uma tradição iniciada em 1986.
Ao que tudo indica, o objetivo dos populares seria guardar uma recordação da última vez que foi possível escutar um discurso do pontífice. No entanto, a ação foi mal vista por internautas: enquanto alguns condenaram o ato como “uma afronta à memória do Papa”, outros lembraram seu histórico de simplicidade. “Ele doava até os sapatos. Será que ficaria bravo por doar flores?”, questionou um usuário. O episódio ecoa uma reflexão deixada pelo próprio Francisco em seu testamento, divulgado postumamente: “Nada levamos desta vida, exceto o amor que doamos”.
Veja também: Papa deixa testamento ao Vaticano com instruções sobre o seu funeral
Por: Eduardo Carvalho | Revisão: Redação