Foram identificadas quatro vítimas fatais do acidente envolvendo um ônibus da Universidade Federal do Pará (UFPA), na cidade de Porangatu (GO), no km 2 da BR-153. A ocorrência foi registrada às 4h53, na madrugada desta quarta-feira (16).
A colisão envolveu uma carreta e dois micro-ônibus que transportavam alunos para o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia. Os nomes dos alunos foram divulgados pela União da Juventude Rebelião (UJR), enquanto a identificação do motorista e servidor da universidade foi confirmada pela Prefeitura de Altamira. São eles:
- Welfesom Campos Alves;
- Leandro Souza Dias;
- Ana Letícia Araújo Cordeiro;
- Ademilsom Militão, motorista e servidor da UFPA.
O motorista do caminhão, que também veio a óbito, ainda não teve a identidade divulgada.
Em nota, a UFPA lamentou o acidente envolvendo os membros da universidade e decretou luto oficial de três dias.
“A Universidade está mobilizada para oferecer todo apoio necessário às famílias e às vítimas envolvidas e manifesta solidariedade, compartilhando o luto que atinge toda a instituição neste momento tão difícil”
Autoridades prestam solidariedade
O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que recebeu “com profunda tristeza a notícia do grave acidente”.
“Neste momento de dor, manifesto a solidariedade às famílias e amigos das vítimas e aos colegas, professores e a toda a comunidade universitária atingida. Que as famílias encontrem conforto e amparo para atravessar este momento tão difícil”, declarou
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), também se manifestou sobre o acidente.
“Jovens que saíram do Pará cheios de sonhos para participar do Congresso da UNE. Minha solidariedade às famílias das vítimas e orações por todos os feridos.”
O governador afirmou ainda que o Estado do Pará está à disposição para colaborar com o que for necessário e que mantém contato com as autoridades locais para acompanhar a situação.
A UNE também emitiu nota oficial manifestando seu pesar e compromisso com as famílias e feridos.
“Neste momento de dor profunda, nos solidarizamos com as famílias, amigas e amigos das vítimas. A UNE está em contato desde a madrugada com os governos do Pará e Goiás, com a UFPA (Universidade Federal do Pará), UFG (Universidade Federal de Goiás), além do Governo Federal e demais instituições para oferecer apoio às pessoas envolvidas e acompanhar de perto todas as providências necessárias”, afirmou, em nota.
Entenda a dinâmica do acidente
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta, que trafegava no sentido contrário, invadiu a contramão e colidiu frontalmente com o primeiro ônibus, que transportava 25 estudantes. Além dos alunos, haviam dois motoristas e um orientador no veículo.
O segundo ônibus foi atingido, mas não houve registros de feridos. Informações oficiais sobre o velório e sepultamento das vítimas ainda não foram divulgadas.
Por Sarah Falcão | Revisão: Lorrayne Rosseti
Leia também: Jovem é internado em estado grave após comer bolinho supostamente envenenado em SP