A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei entra em quadra entre os dias 16 e 20 de julho, em Chiba, no Japão, para disputar a terceira e última semana da fase classificatória da da Liga das Nações (VNL) 2025. O desempenho nesta etapa é decisivo para a equipe garantir a vaga nas quartas de finais da competição.
Desde o encerramento da segunda semana da VNL, no dia 29 de junho, as equipes tiveram mais de 15 dias de descanso. Nesse período, a Seleção Brasileira aproveitou para se recuperar fisicamente e ajustar taticamente os pontos necessários antes do retorno às quadras.
Na terceira semana, o Brasil terá pela frente quatro confrontos importantes, em sequência contra: Argentina, Japão, Turquia e Alemanha.
Retrospecto dos confrontos
Assim como no futebol, a rivalidade entre Brasil e Argentina também marca presença nas quadras de vôlei. Nos últimos 10 anos, as seleções se enfrentaram 25 vezes, sendo duas partidas amistosas, com ampla vantagem brasileira: 19 vitórias contra 6 da Argentina. Na Liga das Nações, foram cinco confrontos, com quatro triunfos do Brasil. O duelo mais recente entre as equipes ocorreu na Copa América deste ano, mas com seleções sub-23 representando os dois países.
Contra o Japão, o retrospecto também é amplamente favorável à equipe verde e amarela. Em uma década, foram nove encontros, com oito vitórias brasileiras e apenas uma japonesa.
Já contra a Turquia, a Seleção Brasileira ainda não se enfrentaram recentemente, tornando o duelo inédito.
Fechando a sequência, o Brasil enfrenta a Alemanha. Nos últimos dez anos, as equipes duelaram dez vezes, sendo duas partidas amistosas. O histórico é positivo para o Brasil, com nove vitórias e apenas uma derrota.
Campanha sólida até aqui
Com 20 pontos, sete vitórias e apenas uma derrota – diante de Cuba, na primeira semana –, a Seleção lidera a tabela de classificação. A Polônia aparece na sequência, com 18 pontos, tornando os resultados desta última etapa ainda mais importantes para a definição dos classificados.
Na fase preliminar, cada uma das 18 seleções disputa 12 partidas ao longo de três semanas, em sedes diferentes. Os oito melhores colocados avançam para as quartas de final, que acontecem entre 30 de julho e 3 de agosto e serão realizadas em sede única – neste ano, na República Popular da China, que já tem vaga garantida por ser país-sede.
Histórico na VNL
O Brasil já conquistou o título da Liga das Nações em 2021, sob o comando de Renan Dal Zotto. Os maiores vencedores da competição até aqui são a Rússia (campeã em 2018 e 2019) e a França, atual bicampeã (2022 e 2024). A Polônia também figura entre os campeões, com o troféu de 2023.
Veja a agenda do Brasil
Confira a programação de jogos da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei nesta terceira semana da VNL, com transmissão ao vivo pelo Sportv 2:
- 16 de julho (quarta-feira) – Argentina x Brasil – 00h
- 18 de julho (sexta-feira) – Brasil x Japão – 7h20
- 19 de julho (sábado) – Turquia x Brasil – 3h30
- 20 de julho (domingo) – Alemanha x Brasil – 2h30
Expectativa por mais um título
Com uma campanha consistente e uma nova geração em quadra, a Seleção Brasileira Masculina de Vôlei chega à última semana da fase classificatória com grandes chances de garantir a vaga nas quartas de final e seguir na disputa pelo título da VNL 2025. A equipe mescla juventude e talento em busca de escrever um novo capítulo vitorioso na história do voleibol brasileiro.
Por Inês Becegato | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Brasil bate Polônia e assume liderança da VNL; veja como foi o jogo