Wagner Moura, 49, alcançou um marco inédito na carreira e no cinema nacional ao ser indicado ao Globo de Ouro 2025 na categoria Melhor Ator em Filme de Drama por sua atuação em “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho. A 86ª cerimônia da premiação acontece em 11 de janeiro, às 21h (horário de Brasília), em Los Angeles.
O ator concorre com nomes de peso como Joel Edgerton (“Trem dos Sonhos”), Oscar Isaac (“Frankenstein”), Dwayne Johnson (“Coração de Lutador: The Smashing Machine”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Jeremy Allen White (“Springsteen: Deliver From Nowhere”).
Relembre a trajetória de Moura
Esta é a segunda indicação do ator ao prêmio. Em 2016, ele disputou a categoria Melhor Ator em Série de Drama por seu papel como Pablo Escobar em “Narcos”. Agora, porém, ele entra para a história como o primeiro brasileiro indicado ao prêmio máximo de atuação masculina em cinema.
Filme concorre em categorias inéditas
“O Agente Secreto” também rendeu ao Brasil outras conquistas inéditas. O longa entrou nas disputas de Melhor Filme de Drama e de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, reforçando a repercussão internacional do trabalho de Kleber Mendonça Filho.
Ambientado no Recife de 1977, o filme acompanha Marcelo, um professor que tenta escapar de um passado obscuro e retorna à cidade em busca de tranquilidade, mas encontra um ambiente tenso, cercado por segredos e ameaças, em um thriller político que dialoga com a história recente do país.
Além de Wagner Moura, o longa reúne um elenco de destaque, com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho, nomes que ajudam a dar profundidade e intensidade à narrativa.
Por Aline Feitosa | Revisão: Pietra Gomes
LEIA TAMBÉM: Clima natalino no ar! Netflix divulga lista dos filmes de Natal que lançam em novembro



