No último sábado (26) a TV Globo completou seis décadas no ar. A emissora é uma fábrica de novelas que até são exportadas para o mundo inteiro.
Até meados de 2022, o canal da família Marinho tinha no ar ao menos seis produções inéditas: Malhação, novelas em quatro horários — das 18h, 19h, 21h e 23h — além de séries que preenchiam a grade de programação.
Confira quais foram as 10 novelas da TV Globo que alcançaram as maiores audiências em sua história de acordo com levantamento do Correio Braziliense:
*Vale lembrar que as audiências aqui registradas são referentes à época. A medição não é equivalente à atual da Kantar Ibope Media.
10 – “Vale Tudo”
Imagem: TV Globo
A versão de 1988 de “Vale Tudo” teve média geral de 56 pontos no Ibope. Com um elenco de peso, com nomes como Regina Duarte e Antônio Fagundes, a novela fala sobre a corrupção e a falta de ética no Brasil.
9 – “Pedra Sobre Pedra”
Imagem: Jorge Baumann/ Globo
Com 57 pontos de média geral, a novela de 1992 aborda o amor entre pessoas de famílias rivais. Lima Duarte e Adriana Esteves fazem parte do elenco da obra.
8- “Dancin’Days”
Imagem: Nelson Di Rago/ Globo
A novela terminou em 1979 com média geral de 59 pontos. Sônia Braga e Reginaldo Faria estão no elenco do folhetim que tem como enredo a busca de uma ex-presidiária em liberdade condicional por uma reaproximação com sua filha.
7- “Renascer”
Imagem: Acervo/Globo
Novela de Benedito Ruy Barbosa, em 1993, a novela marcou 60 pontos de média geral nos seus 216 capítulos. O fio condutor da obra é a vida do produtor de cacau José Inocêncio. Leonardo Vieira e Antônio Fagundes interpretaram o personagem, na primeira e na segunda fase, respectivamente.
6 – “Rainha da Sucata”
Imagem: Nelson Di Rago/ Globo
Escrita por Silvio de Abreu, o folhetim chegou ao fim em 1990 com média de 61 pontos. Glória Menezes foi a vilã Laurinha Albuquerque na novela que tinha como enredo a vida dos novos-ricos e a decadência financeira de quem já estava na elite dos milionários.
5 – “Pai Herói”
Imagem: Nelson Di Rago/ Globo
Tony Ramos é André Cajarana na novela que tem como enredo a busca do personagem principal em conseguir elucidar a morte do pai, visto como criminoso pela sociedade. O folhetim finalizou sua exibição com 61 pontos de média geral.
4- “O Salvador da Pátria”
Imagem: Bazilio Calazans/ Globo
62 pontos de média geral foi o que marcou a novela em 1989. Lima Duarte é o político Severo Toledo Blanco, este envolvido em polêmicas de assassinato e traição na fictícia Ouro Verde.
3- “Top Model”
Imagem: Nelson Di Rago/ Globo
Malu Mader é a protagonista da telenovela que gira em torno de sua personagem, Duda Pinheiro, uma modelo de sucesso. A obra chegou ao fim em 1990 com média de 64 pontos.
2- “Tieta”
Imagem: Bazilio Calazans / Globo
Atual reprise do “Vale a Pena Ver de Novo”, a novela protagonizada por Betty Faria fechou com 65 pontos de média em sua exibição original. Joana Fomm e José Mayer também integram o elenco.
1- ”Roque Santeiro”
Imagem: Acervo/Globo
Com picos de 100 pontos em seu último capítulo, a novela marcou 74 pontos de média geral em 1986. Na novela, todos da fictícia Asa Branca acreditam que o personagem-título morreu, mas na verdade estava vivo e retornava para a cidade. José Wilker, Yoná Magalhães e Ary Fontoura integram o elenco.
Por Guilherme Lira | Revisão: Redação