A Pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (2), apontou que 61% dos eleitores dizem que não votariam em um candidato que prometesse livrar de qualquer pena ou punição Jair Bolsonaro (PL), seus aliados acusados de planejar um golpe contra a democracia e os condenados pelo 8 de janeiro.
Outros 19% dizem que votariam com certeza em um candidato que fizesse essa promessa, enquanto 14% afirmaram que talvez votassem em um nome com essa mesma agenda.
Jair Bolsonaro é um dos réus do julgamento sobre tentativa de golpe de Estado. O julgamento virou argumento para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impor uma tarifa de 50% sobre alguns produtos importados do Brasil.
Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, Ronaldo Caiado (União), de Goiás, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, já declararam em algum momento ser favorável a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de julho, com 2.004 pessoas de 16 anos ou mais, em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Por Arthur Moreira | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: Trump defende Bolsonaro e critica STF por julgamento de tentativa de golpe no Brasil