O governo de São Paulo vai reforçar o tratamento contra intoxicação por metanol, com a distribuição de 2 mil novas ampolas de álcool etílico absoluto, a partir desta sexta-feira (3). As ampolas serão destinadas aos principais centros de referência do Estado: os Hospitais das Clínicas de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto.
O álcool etílico é um produto que funciona como antídoto, uma vez que possui uma concentração mínima de 99,3% a 99,6% de etanol e uma quantidade ínfima de água. Assim, o uso desse produto favorece a eliminação do metanol, ao saturar o fígado, até que o corpo elimine toda substância, através da urina, sem que seja metabolizado.
Situação atual no Brasil
O Brasil já registra 59 notificações relacionadas à intoxicação por metanol em todo país, sendo que dentre esses casos, 53 em São Paulo, 5 em Pernambuco e 1 no Distrito Federal. Além disso, 11 foram comprovados a presença do metanol. 1 morte confirmada por intoxicação por metanol e 5 estão sob investigação (sem laudo e sob investigação das circunstâncias).
Por: Yasmin Barreto | Revisão: Daniela Gentil
VEJA TAMBÉM: